sábado, 24 de maio de 2008

Perigo com Wi-Fi

Olhá só esta notícia: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/21052008-18.shl. Então, estou ralado, pois passo umas 16 horas por dia em zona wireless, tanto em casa quanto no trabalho. Hoje ainda estávamos falando sobre o assunto, mas era mais sobre vazamentos em fornos de micro-ondas (teste do celular dentro do forno). Aí, lembrei do wireless, pois já tinha lido algum questionamento sobre o assunto. Agora com esta reportagem, fiquei apavorado; aqui em casa ainda posso desconectar, mas e no trabalho?

 

Na íntegra, o texto do Plantão Info:

 

PLANTÃO INFO / 05/2008 / TI



Por saúde, bibliotecas francesas deixam Wi-Fi

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Quarta-feira, 21 de maio de 2008 - 16h33


SÃO PAULO – O temor de que redes sem fio causem interferências na saúde humana já fez cinco bibliotecas parisienses desistirem da tecnologia.


Segundo o jornal Le Monde, esta semana a famosa biblioteca de Sainte-Geneviève, em Paris, decidiu aderir à onda sem conexões wireless para evitar supostos problemas à saúde humama.


Sainte-Geneviève foi a quinta biblioteca na cidade, em seis meses, a desistir da conexão sem fio. Consultas à internet, agora, só podem ser feitas de se o leitor plugar seu laptop em pontos de rede disponíveis nas bibliotecas.


Trabalhadores destes estabelecimentos argumentam que não há certeza médica sobre a segurança de se expor por várias horas, todos os dias, às freqüências da internet sem fio.


Alguns bibliotecários criaram a expressão “mal do Wi-Fi” para definir sensações de vertigem, náuseas, insônia e dores de cabeça supostamente causados pela exposição às redes sem fio.


Em 2007, uma discussão similar fez um sindicado de professores do ensino fundamental na Inglaterra exigir estudos médicos aprofundados sobre o tema.


Na ocasião, especialistas ingleses a serviço da secretaria de Saúde, o equivalente ao Ministério da Saúde, concluíram que redes sem fio não causam mal à saúde.

Wi-Fi em ônibus

O texto abaixo foi extraído do blog da Débora Fortes da Info e foi postado em 21/05/08. Agora, basta esperar (sentado) para esta tecnologia chegar ao Expresso Vitória para que a viagem Porto Alegre/Charqueadas tenha esta "feature".  Eis o texto original:

 

Ônibus da Microsoft é Wi-Fi



Campus da Microsoft, em Redmond: trânsito não será mais desculpa para não entregar o trabalho no prazo

Pensando em tirar um cochilo no ônibus no caminho de casa para o trabalho (ou vice-versa)? Pois algumas empresas encontraram uma forma de manter os funcionários produtivos também durante esse trajeto.

É o caso da Microsoft, nos Estados Unidos. Alguns dos ônibus que fazem o percurso para o campus de Redmond já incorporam rede Wi-Fi. Se você torceu o nariz pensando que vai trabalhar ainda mais horas, aí vem uma boa notícia. A proposta é que os funcionários descontem esse período do seu expediente normal e tenham mais tempo livre.

Na Microsoft, como na maioria das empresas de tecnologia, ninguém fica contando o expediente em horas, mas pelas metas acertadas com o chefe. Só que se você usar o tempo perdido no trânsito para fazer o seu trabalho, vai poder economizar minutos preciosos no fim do dia. E ir mais cedo para casa.

O ônibus com Wi-Fi da Microsoft estreou em setembro do ano passado. Aos poucos, o projeto está sendo implantando nas linhas que chegam à sede da empresa. Quem mora em Seattle, por exemplo, gasta cerca de uma hora até lá, com direito a congestionamento.

Os funcionários marcam seus lugares pela internet. Um dos que está esperando a sua vez é o brasileiro José Baldner, 38 anos, engenheiro de desenvolvimento de software da Microsoft.

Há sete anos na empresa, ele trabalha com performance/qualidade de áudio e vídeo e dispositivos portáteis. Baldner mora em Redmond Ridge, há 15 minutos do escritório. Mas, com trânsito, leva 30 minutos. "O Wi-Fi deve estrear no ônibus que cobre o meu percurso em dois meses", diz.

Pensando bem, o cochilo do ônibus não vai fazer falta alguma se você conseguir mesmo chegar mais cedo em casa...Postado por - Débora Fortes - 21/05/2008 - 16:51