domingo, 30 de janeiro de 2011

Primeiro ano de Novo Ford Focus

Hoje, está fazendo um ano que retirei o meu Novo Ford Focus Hatch da concessionária SuperAuto Show. Passados 6.174 KM, muitas experiências foram adquiridas na condução do veículo. Lembro que no início fiquei impressionado com a potência do motor e até cuidadoso ao acelerar o veículo, embora eu já tivesse tido outros veículos com motor 2.0. Um destes veículos era um Kadett 2.0 GSI que tinha 121 cv e já era muito rápido. Mas os 145 cv do Focus fazem diferença.

Olha só a diferença de um ano nas fotos (a primeira é de 2010 e a segunda de 2011):

IMG0005 IMG_0559

sábado, 29 de janeiro de 2011

GPS Garmin nüvi 3750

Neste post, vou descrever algumas informações sobre o GPS Garmin nüvi 3750. É importante frisar que o meu conhecimento sobre GPS era praticamente nulo, até a aquisição do Garmin 3750. O único contato que tive foi com o GPS embutido no smartphone Nokia E71, que possuía inicialmente o software Nokia Mapas e, posteriormente, o Ovi Mapas.

Embalagem: ao abrir a caixa do Garmin, eis os itens que estão contidos na mesma: GPS, manuais, cabo USB, carregador veicular e o fixador (ventosa) ao parábrisa do veículo. Nas imagens abaixo, é possível conferir estes itens:

IMG_0513 IMG_0512

IMG0011 IMG0005

Especificações: no site da Garmin (https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134&pID=63940), tem-se as especificações do modelo nüvi 3760, que até onde percebi, tem a função Bluetooth a mais que o 3750. Das características que mais chama a atenção é o tamanho do equipamento, que é muito fino, bem como a leveza. Eis fotos do Garmin, ao lado de um iPhone 4:

IMG0014 IMG0012

A qualidade da tela e a beleza como o produto foi concebido também chamam a atenção. Observe na foto abaixo, o espelhamento da tela, em que foi possível verificar a foto sendo tirada pela câmera digital.

IMG0009

Funcionamento: no vídeo abaixo, procurei ressaltar o modo de funcionamento do Garmin 3750. Assim, este review não é tão extenso, tendo em vista que procurei no vídeo mostra as principais funcionalidades do aparelho.

Mapas: um dos itens que verifiquei que é variável nos GPS, é que você pode instalar diversos mapas no aparelho. No meu, veio instalado o CN Brazil NT 2011.30. Sei de muitas pessoas que nunca atualizaram o aparelho ou os seus mapas, mas este não é meu perfil. Assim, já iniciei umas experiências. Quando eu copiei um arquivo do TrackSource, verifiquei que os dados da minha cidade praticamente sumiram, ou seja, no GPS não indicava as ruas em que eu estava andando. Desta forma, retornei a versão anterior. Assim como os mapas, os alertas de radares também são arquivos atualizáveis. O último que coloquei tem mais indicações de alarmes, mas, entretanto, o alerta sonoro por voz não está sendo utilizado (somente tem alerta sonoro). Então, nesta parte de atualização de mapas e radares, ainda terei que fazer muitas pesquisas até encontrar algo mais próximo do ideal. Quando tiver uma definição melhor do funcionamento dos mapas, eu posto aqui.

Para quem questiona a necessidade de um GPS, além das facilidades de encontrar um destino, os alertas de radares podem salvar os menos atentos de multas, que em algumas situações podem ser mais caras que o valor de aquisição de um GPS.

Resumindo, o GPS Garmin nüvi 3750 é um equipamento moderno, de design atraente e com ótimo tempo de resposta, que facilita a vida do motorista nas funcionalidades disponibilizadas.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ainda sobre o RunKeeper Pro

Na corrida que fiz após ligar todos os parâmetros da opção Audio Cues, o RunKeeper Pro ativou o treinador ao completar cada quilômetro, informando os dados obtidos. Assim, deve ser algum dos parâmetros incluídos (Average Speed, Current Pace, Current Speed, Current Split Pace, Current Split Pace) que fez a diferença. Não quero crer que tenha sido o upgrade da versão 2.4.0.0 para a 2.4.2.0.

Então, fica o registro de que algo que pensei estar com problemas, está funcionando.

Outro item que esqueci de citar no post anterior e que acho muito legal é a opção de escolher uma Playlist do iPod durante as atividades. Quando o "treinador" relata os dados da atividade, a música que está sendo tocada tem o volume diminuído, mas não é pausada.

RunKeeper Pro

O aplicativo RunKeeper Pro para iPhone está gratuito até o final do mês de Janeiro de 2011. Como venho da plataforma Symbian, utilizava o Endomondo no meu Nokia E71 e, assim, continuei usando o Endomondo, pois tal aplicativo também existe na plataforma do iPhone (iOS).

Entretanto, ao ler resenhas do Nike+ GPS, estava muito inclinado a comprar tal software na App Store, a fim de fazer um comparativo dele com o Endomondo. Eis que saiu a notícia da liberação gratuita do RunKeeper Pro (www.runkeeper.com). Na mesma hora, baixei o aplicativo e instalei no iPhone.

No RunKeeper, como no Endomondo, tem-se uma interface para iPhone, bem como uma interface na web. Assim, pode-se acompanhar o andamento de suas atividades em qualquer dos dois ambientes, respeitando as limitações. No site, você pode configurar alguns dados pessoais, como sua foto, seu peso e seu objetivo (meta) para o exercício. Também é possível ver o histórico das atividades por mês, conforme imagem abaixo.

image

Neste ponto, particularmente, prefiro a visualização do Endomondo, conforme as duas telas abaixo:

image

image

Mas como o post é sobre o RunKeeper, não citarei mais o software concorrente neste post.

Ao entrar no RunKeeper no iPhone, você pode configurar alguns itens na aba Settings. Lá, configura-se o e-mail e a senha para acesso ao site, bem como outros dados, conforme exibido nas telas abaixo:

 IMG_0164IMG_0165

Aqui, tenho algumas colocações:

1) Embora o Audio Timing esteja configurado para emitir um aviso a cada quilômetro percorrido, isto não aconteceu comigo. Estou suspeitando de duas coisas: a) eu não estava com todos os parâmetros ligados na configuração Audio Cues; b) a versão que estava instalada no iPhone tinha algum bug. Assim, atualizei a versão e marquei todos os parâmetros do Audio Cues. Agora, basta ir para a rua e verificar o que acontece. O que mais me estranha, é que num dos comentários da App Store, alguém colocou como uma ótima característica, o aviso dado pelo tempo ou quilometragem percorrida.

2) A configuração 15 Sec Countdown é interessante, pois ao ligá-la, o software inicia a contagem decrescente, dando a possibilidade que o tempo seja disparado quando você já estiver em movimento. Isto é muito legal para quem pratica ciclismo, ou pra quem não deseja contar o tempo de início de atividade.

3) Há a possibilidade do próprio aplicativo, após encerrada a atividade, postar no Twitter ou no Facebook a sua performance. Eu, ainda, prefiro ir no site e publicar por lá, fazendo uma tradução do post a ser publicado.

Outra função que também gosto no RunKeeper, que é possível configurá-lo para diversos esportes, conforme exibido na tela abaixo:

IMG_0171

Esta configuração surge quando você vai iniciar uma nova atividade, que exibe a seguinte tela e quando você toca no item Activity Type:

IMG_0170

Ainda sobre a tela acima, é bem legal a opção de poder fixar o seu objetivo de treinamento para a atividade que será iniciada. Eu, conforme o exemplo, configurei um tempo alvo de 5 minutos para cada quilômetro percorrido. Mas há outras opções a serem configuradas, ficando isto ao critério do usuário.

Configurações prontas, é hora de se exercitar. Para isto, além do seu kit de treinamento, basta apertar o botão Start Activity. Com a atividade em uso, o maior problema que encontrei é que ao fechar um quilômetro, o “treinador” não me avisa como está minha performance. Entretanto, eu posso saber disto a qualquer momento da atividade, bastando clicar na parte superior direita da tela, que o treinador me avisa, em inglês, sobre os parâmetros que pedi (tempo, distância, se o objetivo está sendo atingido, etc…). Uma grande vantagem do RunKeeper Pro é que ele possui o botão de Pause, que é muito útil para você tomar um pouco de água, numa corrida de maior duração, por exemplo. Assim, você pode suspender o seu exercício por algum tempo e retomá-lo. Estes dias, por um engano, acabei tocando em algum local da tela no RunKeeper que eu não queria, e vi que foi acionada a câmera/filmadora do iPhone. Assim, eu notei que o RunKeeper deve ter uma espécie de filmagem da sua atividade; mas como eu estava concentrado no exercício, acabei não me aprofundando no assunto. Ao concluir a sua atividade, basta clicar no botão Stop e depois salvar a atividade ou descartá-la, conforme o desejo do usuário. O treinador dá um resumo de como foi a sua atividade.

Ao tocar na aba Activities, é exibida a lista de todas as atividades que já foram executadas:

IMG_0166

Ao escolher uma delas, é exibido um resumo da mesma:

IMG_0167IMG_0168IMG_0169 

Na tela do meio, é possível verificar o tempo de cada volta (quilômetro).

Ainda estou descobrindo algumas funcionalidades do RunKeeper Pro, mas estou muito satisfeito com o que tenho visto. Para quem quiser experimentar, cumpre lembrar que o software para iPhone está gratuito até 31 de janeiro de 2011, na App Store.

Quem tiver dicas ou correções sobre este mini-review, favor comentar.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Descuidos na revisão do Focus na Copagra

Na última quinta-feira (13/01), levei o meu Novo Ford Focus para a revisão de um ano, na loja Copagra da Rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre. Ao final do dia, fui retirar o veículo, como já estou acostumado, pois já conheço o pessoal da loja que sempre me atende muito bem. Desde 2008, venho fazendo as revisões nos Focus lá nesta loja, com exceção de uma vez, em que fiz na Ribeiro Jung.

Após pegar o veículo e sair com o mesmo, logo senti que o meu banco estava molhado. Como naquela tarde choveu muito em Porto Alegre, provavelmente, o carro ficou na rua e com o vidro não totalmente fechado (primeiro descuido).

Ao chegar em casa, fui dar uma olhada no carro. Notei mais dois deslizes que considero graves da concessionária: 1) no lado da minha porta, que ficou com o vidro aberto, caíram algumas gotículas de algum produto, que deixou manchas na proteção lateral da porta e no descansa-braço, conforme foto; 2) a borracha da porta traseira esquerda foi mexida (sem motivo nenhum pra ter sido), e quando fecharam a porta, fecharam com a borracha torcida, o que pressionou ela contra a lataria. Infelizmente, não tive o lampejo de tirar a foto de como estava, antes de arrumar. Quando tirei a foto, já tinha colocado a borracha em seu devido lugar. Para minha sorte, não chegou a arranhar a lataria, pois quando passei um pano úmido, o risco que tinha ficado acabou saindo.

IMG_0520IMG_0521IMG_0522IMG_0523IMG_0524IMG_0529

Quanto às manchas, já passei água e não adiantou. Agora, não sei o que fazer para que elas desapareçam. Pode até parecer bobagem, mas para quem cuida do que possui, não é. Um veículo que tem 5.800 KM em um ano é sinal de que deve ser bem conservado e pouco utilizado. Ao relatar o problema para a minha esposa, ela me disse a seguinte frase: “Quer dizer que tu pagas para eles estragarem o carro!?”. Tive que rir.

Não é a primeira vez que algo assim me acontece na Copagra. Entretanto, como trabalho no centro de Porto Alegre, não tenho muitas escolhas de onde deixar o carro para revisão. Quando levei na Ribeiro Jung, que também é perto do centro e da própria Copagra, notei que o espaço para manobras dos veículos era muito pequeno, o que pode(ria) ocasionar leves colisões. Assim, resolvi não levar mais lá. Na Copagra, até onde o cliente consegue ver, as instalações são maiores.

Como não me ligaram do setor de Satisfação do Usuário, resolvi colocar a minha satisfação aqui, que será mais acessível ao público do que um simples retorno telefônico. Do mesmo modo que lamento o ocorrido, fico irritado com o mesmo. Agora, fico esperando que a Copagra tenha maior atenção aos detalhes.

=========
Acréscimo do autor sobre o post:
Em pouco tempo, o pessoal da Copagra já me ligou para verificar os problemas ocorridos e fiquei de levar o carro para uma avaliação. Como sempre, na parte de atendimento, fico bem satisfeito com a educação e a presteza dos atendentes. No dia que eu levar o veículo para análise, posto a solução encontrada, que certamente será a contento, como já ocorreu em outras vezes. Estas novas informações serão colocadas em novos posts.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quanto custa um iPad quase usado?

No dia posterior ao lançamento do iPad, uma colega veio me comunicar que sua tia havido lhe ligado, no dia anterior, de um shopping em Porto Alegre, avisando que compraria o lançamento do ano, o “iPad” e queria saber se ela não queria comprar um também. A colega disse que não tinha interesse e relatou que sua tia aguardou até a meia-noite para sair com o seu novo produto da loja. Além de tudo, ela foi fotografada e apareceu no jornal com seu novo gadget.

O mais engraçado é que a tia não conhecia quase nada sobre o produto que compraria, bem como não sabia para que servia. Hoje, minha colega veio me informar que finalmente mexeu no iPad, pois numa das festas de final de ano, a tia levou o equipamento, que ainda estava encaixotado para que alguém usasse. Como já tinha algum praticante de iPhone, eles foram advinhando como o produto funcionava e conseguiram fazer até acesso à internet, o que provavelmente indique que ela comprou o produto com 3G, tendo em vista que eles não tinham wireless no local da festa. A tia ofereceu o iPad de presente para os seus filhos, mas nenhum manifestou interesse. Assim, ao final da festa, o iPad retornou para a sua caixa.

Fiquei pensando: quanto será que vale um iPad quase usado, para tentar diminuir o prejuízo da tia da colega e não deixar o produto mofar? O pior é que nem posso falar muito, pois meu pai comprou um notebook da Dell a mais de ano, e até hoje, nada de uso dele. Eu só atualizei o Windows na época da compra e nada mais.

Pessoal: aproveitem os produtos que vocês têm e façam bom uso.

Procurando softwares para o iPhone

Chegamos a 2011. É hora de organizar a casa e tentar ser mais produtivo. Para tanto, ontem, resolvi buscar softwares para instalar no iPhone. Neste momento, procuro softwares para três categorias: gerenciador de tarefas (to do), gerenciador financeiro e um gerenciador para gastos com veículo, principalmente abastecimentos.

Em termos de gerenciador de tarefas, gosto muito do Agendus que utilizava na plataforma Palm. Estava quase comprando o software, quando vi resenhas negativas para o mesmo na plataforma do iOS. Assim, na última hora, acabei desistindo da compra. Vou analisar outros softwares esta semana, entre eles o Things, para tentar decidir no final de semana. Tenho notado nesta plataforma, que softwares trial são poucos ou nem existem (não sei se há alguma limitação). No momento, tenho instalado o Tasks Mobile, mas infelizmente o mesmo não permite a configuração de alarmes, para avisar o momento da execução ou lembrete de uma determinada tarefa.

Na categoria de gerenciador financeiro, utilizo a anos o HandMoney na plataforma Palm. Com a virada do ano, quero fazer os novos lançamentos somente no iPhone. Instalei dois programas: o PocketMoney  Lite e o iBearMoney Grátis. Ontem, ao usar o iBearMoney, fiquei trancado numa tela que não havia como sair. Solução: desinstalei o software e reinstalei. Mas já fiquei preocupado. Depois, decidi assistir um tutorial sobre o PocketMoney. Após entender alguns conceitos, resolvi utilizá-lo. Agora, quando fui cadastrar uma terceira conta, o aplicativo avisou que na versão Lite somente é permitido o cadastramento de duas contas. Bom, acho que vou comprar este software meio que no escuro, pois em poucos dias, já terei vários lançamentos para fazer. Enquanto eu não tiver confiança, lançarei os dados nele e no HandMoney igualmente.

Quanto a software controlador de abastecimentos de veículo, andei lendo resenhas e guardei as mesmas nos Favoritos do navegador. Agora, preciso de um tempo para definir qual(is) utilizar.

Também dei uma lida nas características do Nike+ GPS, a fim de comparar com o Endomondo, que atualmente utilizo. Pareceu-me, realmente, como já tinham me avisado, que o software da Nike dá incentivos melhores para concluíres tuas metas/treinos, bem como é possível saber a qualquer momento do treino, como está tua performance.

Assim que eu tiver estas decisões, sairão as minhas primeiras compras de software para o iPhone. Se alguém tiver alguma dica de softwares, favor comentar.