Quanto à entrega:
Quanto aos acessórios:
Quanto ao acabamento:
Neste item, algumas considerações sobre:
- A stylus: muito boa, lembrando a stylus do Vx, somente com acabamento mais apropriado (mesclando as cores prata e preta). A stylus é mais pesada que a do Zire 72, mas é de uma apresentação elegante para o palm, ao contrário da stylus do Zire 72 (de plástico);
- Conectores: logo que vi o conector de sincronismo, que possui um botão para ser pressionado a fim de ativar o sincronismo, pensei comigo mesmo: "isto com o passar do tempo vai apresentar mau-contato.". Para evitar o uso do botão, só estou ativando o sincronismo, através do software. Além disto, o conector do cabo apresenta algumas saliências (quatro), que devem ser bem cuidadas, a fim de se evitar que algumas delas entortem para um lado ou outro, evitando a conexão. Este mesmo conector não fica preso adequadamente ao palm, permitindo jogá-lo em duas posições (mais à direita ou mais à esquerda) quando conectado; assim, em muitas situações em que ativo o sincronismo ele não funciona. Ainda não descobri se o problema é com o programa Hotsync, porque via PFB, é possível efetuar a conexão, ou se é com algumas portas USB do meu micro. Quanto ao conector do fone de ouvido, percebi que para o encaixe perfeito, precisa-se efetuar um pouco mais de força, a fim de que o plugue seja conectado até o fim de seu curso, diferentemente do que ocorria no Zire 72, onde o encaixe era perfeito;
- Padronização: na parte de cima, onde está escrita a palavra palm, se eu pressiono com o dedo, ouve-se um pequeno estalido, pois nesta parte, a superfície não é rígida, ou seja, é como se houvesse um espaço embaixo dela, até que ela encoste na parte rígida, o que não ocorre nos demais lados do palm;
- Botões: para fazer o botão Power funcionar, é preciso pressioná-lo até o final do curso; muitas vezes, apertei ele, sem obter resposta do palm, ou seja, não há uma precisão no mesmo. Quanto ao botão de navegação, ele não é bem encaixado no vão que lhe foi desenhado, ou seja, o espaço para ele é maior que o próprio botão, permitindo que seja visualizado os componentes do palm na fenda que sobra. Já no Zire 72, este botão é justo, com encaixe perfeito.
- Slot SD: por incrível que pareça, se olhar o palm pelas costas, posso observar que o cartão SD não fica em linha reta, ou seja, em uma extremidade ele fica uns milímetros a mais para fora, embora bem encaixado no seu slot.
Quanto à tela:
Só tenho uma palavra: sensacional (ainda que eu esteja usando a película da palm para atrapalhar). Usar as planilhas passou a ser viável. Ver vídeos é fantástico.
Quanto à escrita:
Mesmo estando com a película da palm, a escrita é extremamente precisa, ao contrário do que é no Zire 72. Ainda não tentei usar a escrita em "todo lugar", mas pretendo testá-la. Já quanto ao teclado virtual, o posicionamento mudou em relação a versão do Zire 72 e eu tenho me atrapalhado bastante com ele, mas é uma questão de hábito.
Quanto ao sistema operacional:
Notei que nesta versão (5.4) do Palm OS, o controle da interface que está com o foco é assinalado visualmente em azul. Ocorre que em alguns aplicativos, tal como o HandMoney, em vez do foco ficar no campo para a digitação da senha, o foco fica no botão OK. Então, como já estava acostumado a sair digitando a senha, quando vejo, nada do escrevi apareceu, pois o foco está lá no botão e não no campo editável.
Quanto à memória:
São 4 vezes mais memória que no Zire 72, ou seja, é covardia comparar.
Ainda estou testando o equipamento e assim que tiver novidades, estarei colocando elas aqui.