sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Primeira semana usando iPhone

Na última sexta-feira (26/11), depois de muito pensar, acabei adquirindo o iPhone (a  quarta geração do aparelho). Hoje, como está fazendo uma semana de uso, resolvi colocar novas informações aqui, sobre as impressões que tive durante esta semana, bem como das perpectivas de uso que tenho para daqui em diante.

É claro que nesta semana, muito pouco consegui avançar, devido ao tempo escasso para dedicação ao assunto.

Inicialmente, conforme já coloquei aqui, tive que alocar bastante tempo para a transferências dos contatos e compromissos de um celular para o outro. Depois, instalei alguns programas de comunicação e redes sociais e passei a fazer mais uso do iPhone. Ainda em termos de programas, ontem à noite é que instalei mais dois programas: o Endomondo para monitorar minhas corridas e o Buscar meu Iphone (ou Find My Iphone, como preferirem), para localização do iPhone, em caso de perda, furto ou roubo. Depois de instalado, ainda fiz um teste no Find My Iphone e a aplicação é excelente mesmo (não pode ficar de fora para quem tem um). O Endomondo nem mexi ainda, pois não devo correr com o iPhone ainda neste final de semana, pois preciso comprar uma capa de corrida (braçadeira) para utilizá-lo com segurança.

Na parte de acessórios, conforme já coloquei, comprei duas capas e fiz uma mistura para a utilização das mesmas no iPhone. No item proteção, ainda ando todo errado com o aparelho, pois tenho medo de derrubá-lo e quebrá-lo. Por isto, as capas são providenciais, embora não passem a segurança. Eu já derrubei o meu Palm umas 3 vezes (em 4 anos), mas ele sempre foi salvo pela capa protetora, que no caso dele, é de alumínio.

A nível de aplicações, tenho usado muito o Twitter (Twitter for iPhone), o browser (Safari), o calendário e tentando me habituar com os e-mails. As aplicações são bem desenvolvidas e o tempo de resposta é excelente, pois o processador dá conta do recado, não apresentando nenhuma demora.

Manipular fotos, ouvir música, ver vídeos, acessar o YouTube e acessar redes Wi-Fi é tudo muito rápido e divertido, pois, realmente, a usabilidade da interface é demais. Uma coisa que tem me chamado a atenção é que quando coloco as músicas para ouvir e coloco o iPhone no bolso, o acelerômetro fica trocando as músicas. Percebi que para resolver isto, preciso deixar o aparelho bloqueado. Eu estava acostumado com o método dos celulares da Sony Ericsson de trocar as músicas, que é pressionar um botão e sacudir o aparelho. Estou pensando como funcionará nas corridas, pois normalmente escutaria as músicas e deixaria na tela do Endomondo para acompanhar os números. Mas, talvez, assim as músicas fiquem trocando. Só indo para o campo de provas para ver.

Em termos de desvantagens do iPhone 4 frente ao Nokia E71, eu citaria: a menor duração da carga da bateria e o menor nível de recepção do sinal das operadoras. O problema de ambientação com o teclado é um problema meu e não do aparelho.

Para próximos passos, desejo investir na pesquisa e utilização de softwares, pois foi o principal fator que me levou a trocar de plataforma, embora, como já coloquei antes, eu não tenha me esforçado muito na busca de alternativas na plataforma Symbian. Dentre as categorias de software que vou procurar estão: controle de tarefas [já vi que existe o Agendus da iambic (www.iambic.com), que eu utilizava no Palm], controle financeiro (hoje, utilizo o HandMoney no Palm) e controle de abastecimentos de veículo. Nestas três categorias, já utilizo outros softwares em outras plataformas, e quero passar a fazer tudo numa única.

Resumindo: estou aproveitando muito o aparelho e quero aproveitar cada vez mais, tornando o mesmo não só algo para diversão, mas também para efetiva produtividade da vida particular e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário