Conforme colocado no último post, tinha dois problemas que eu precisava tratar: som abafado nas ligações e a importação dos contatos do Nokia E71 para o iPhone 4. Quanto ao som abafado, verifiquei que o mesmo foi resolvido ao retirar a película que veio com o smartphone e colocar uma outra. Isto, porque a película que veio bloqueava a saída fisciamente a saída do som.
Quanto à importação dos contatos, tomei uma surra e gastei boa parte do domingo nesta tarefa. Foi através de muita pesquisa que consegui obter êxito. A ideia inicial era: a) exportar os contatos do Novia Ovi para o Microsoft Outlook e depois do Outlook para o iTunes. Normalmente, utilizo o notebook para fazer as minhas tarefas. Mas como no meu notebook não tem o Outlook, acabei instalando o Nokia Ovi no desktop. Fiz a conexão com o Ovi e, assim, os contatos saíram do celular pro aplicativo. Na segunda etapa, consegui importar todos os contatos para o Outlook, mas estranhamente, não consegui fazer a importação do Outlook para o iTunes. Tentei várias vezes, mas sem sucesso. Para não me alongar nesta narrativa, verifiquei que o Ovi exportava para os Contatos do Windows e também observei que o Google Contacts importava dados dos Contatos do Windows e que o iTunes importava do Google Contacts. Então, foi o que fiz, exportei no Ovi para os Contatos do Windows e importei estes no Google Contacts. Depois, configurei o iTunes para importar do Google e pronto. Claro, que não foi tudo perfeito, pois no sincroniza pra cá, sincroniza pra lá, a maioria dos contatos ficou duplicado. Ontem, à noite, entrei no Google Contacts e apaguei os duplicados todos e gerei nova sincronização. Agora, está tudo certo.
Após ter notado que a importação dos contatos funcionaria, passei para outras atividades. Mas, como o Goosync que utilizo é o freeware, então só consigo importar os contatos. Ainda restavam os calendários e as notas. Bom, voltei ao Microsoft Outlook que já tinha recebido estes dados do Ovi e escolhi a opção de exportar estes dados no formato .CSV. Após a exportação, entrei no Google Calendar e importei o arquivo gerado. Mais uma tarefa concluída. E o que me impressiona é como a Google tem solução pra tudo e como estas soluções funcionam.
Ainda no domingo, resolvi passar algumas diversões para o iPhone. Músicas, vídeos e fotos transferidos rapidamente. A única coisa que vou ter que fazer é atualizar as capas dos álbuns e artistas, a fim de que elas sejam exibidas no iPhone, pois algumas estão sendo e outras não. Também fiz um teste para verificar se o iPhone funcionaria com um fone de ouvido Bluetooth da Nokia que tenho. Foi ligar o Bluetooth, emparelhar os equipamentos e mais uma pendência resolvida.
Parti para a instalação de alguns softwares no iPhone. Para isto, a primeira coisa que tive que fazer foi o meu cadastro na iTunes Store. Achei estranho ter que colocar o número do cartão de crédito, mas assim o fiz. Primeiros programas baixados: Twitter para iPhone, Nimbuzz e o Goosync. Notei que o Nimbuzz para iPhone não permite conexão com o Twitter, como é feito no Nokia E71.
Uma coisa que eu não estava entendo, por ainda não ter lido o manual, é como se fecha os programas. Achei que saindo dos mesmos teria fechado, embora soubesse que alguns ficavam em segundo plano, como o iPod. Mas notei que isto não era bem assim, quando ao estar trabalhando, notei que alguém me chamou no MSN, pois notou que eu estava on-line, sem que eu soubesse. Neste momento, notei que o Nimbuzz continuava ativo. Solução do desclarecido: desliguei e liguei novamente o celular. Chegando em casa, fui direto no Blog do iPhone, procurar a solução. Depois de assistir o vídeo, aprendi como se faz. É claro que eu tinha deixado todos os programas pelos quais tinha passado aberto.
Quanto ao uso: a experiência em lidar com as músicas, fotos, vídeos e programas muito bem elaborados é sensacional. A qualidade dos programas que até agora estou utilizando é muito boa. E o impacto da mudança? Bom, o que ainda não me habituei foi com o método de digitação: no Nokia E71, eu digitava muito rapidamente com aquele teclado. Já no iPhone, estou em processo de aprendizado, embora com alguma melhora já notada. Mas a produtividade caiu muito. Também vou sentir falta de ouvir o rádio no celular, no horário do almoço, como eu fazia. Já notei que no iPhone as funcionalidades não são executadas de um modo genérico (ex.: transferência de contatos via Bluetooth, configuração de MP3 para toque do celular, etc…), mas que se pesquisando acha-se soluções e alternativas para o que se deseja. E não sei o motivo pelo qual, este fato de ter que buscar as informações e testá-las, acaba me atraindo bastante.
Outra coisa que lembrei positivamente, foi a facilidade de configurar as caixas de correio-eletrônico. Configurei duas em pouquíssimos minutos e já acessei as mesmas rapidamente. Agora, vou ler meus e-mails no iPhone também, ou seja, vou deixar menos tarefas pra fazer em casa.
Vou terminando este post e assim que tiver novidades e curiosidades, coloco aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário