quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Monitor/TV Samsung T240M

Na última sexta-feira (04/12), comprei um monitor/tv Samsung T240M (http://www.samsung.com/br/consumer/detail/detail.do?group=itproducts&type=monitors&subtype=lcdwidehdtv&model_cd=LS24TDSSUMZD&mode=C). A ideia é utilizar o equipamento mais como TV do que monitor. Tinha receio de que a imagem da TV não fosse boa, mas como li alguns reviews da internet, resolvi comprar. A imagem é boa e ainda nem utilizei o conversor de TV digital que tenho em casa (tentarei neste final de semana). O único senão é que a qualidade do som da TV realmente não é muito boa. Em termos de saída de áudio, só há a possibilidade de saída digital.


Quanto à função de monitor, o produto é sensacional, pois a qualidade da imagem é impressionante, bem como é possível de se trabalhar com várias janelas abertas ao mesmo tempo. Assim que eu fizer maiores testes, posto um review mais detalhado.

Consertando equipamentos

Nos últimos dias, resolvi ajustar os problemas que tinha com alguns equipamentos. Assim, fiz umas compras e encaminhei para a assistência alguns itens.

Inicialmente, comprei uma nova stylus para o Palm TX, via Mercado Livre, de uma empresa que atende em Porto Alegre. Após receber o equipamento, verifiquei que a qualidade dos produtos da Palm continua a mesma. A parte inferior da stylus, não é tão fixa e quando se começa a escrever, ela tende a ser e dificulta muito a escrita. Assim, tem-se que ficar pressionando a mesma para que se possa escrever com maior naturalidade, mas logo nas primeiras letras, o material já começa a se deslocar. Estou pensando em colocar cola entre a parte de borracha e a parte de metal.

Também encomendei via Mercado Livre uma bateria para a filmadora, pois como tinha o aniversário da filhota, eu queria filmar o mesmo e só estava sendo possível com a filmadora conectada a energia elétrica. Após receber a bateria, coloquei-lá a carregar e a mesma funcionou perfeitamente. Agora, é só vários momentos para efetuar novas gravações, pois as do aniversário já foram efetuadas.

Também resolvi encaminhar minha câmera Canon para o conserto em São Paulo, pois como o problema estava sendo corrigido por um recall, assim fui orientado. Cumpri as orientações para o envio e dias depois recebi o aviso de que o conserto gratuito foi autorizado e em mais alguns dias já estava com a máquina nas mãos. A máquina ficou funcionando bem legal e recebeu uma boa limpeza. Parabéns para o pessoal da Namba.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Google Maps no E71

Neste final de semana andei consultando algumas páginas sobre softwares que podem ser instalados no Nokia E71 e achei alguns bem interessantes. Mas como não tinha tempo, instalei somente dois deles: um que faz com que o E71 se torne um modem Wi-Fi, que eu testei com o palm e até a conexão funcionou, mas quando fui fazer uma pesquisa na web, é como se não estivesse conectado. O outro software que instalei no E71 foi o Google Maps. Ficou muito bom, o GPS indica a posição em que está e possibilita traçar rotas para chegar a determinados endereços. O nível de zoom também é muito bom. Enquanto não tenho o plano ilimitado de dados, vou usá-lo somente quando estiver conectado a redes wireless.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Novidades

Já faz dois meses da compra do Nokia E71 e ainda não consegui terminar de ler o manual e usar as funções mais avançadas como o GPS e outras. Entretanto, já estou usando ele como organizador pessoal, abandonando o Palm TX para isto. É claro que o programa nativo do E71 não chega aos pés do Agendus do Palm, mas tem me servido bastante principalmente no trabalho, pois tenho anotado as datas e locais das reuniões. Às vezes, eu saío para ir a uma reunião e fico pensando onde era (aí, lembro que tenho anotado no Nokia E71, que está na minha mão); o Palm eu não costumava carregar para as reuniões. Desta forma, tem facilitado bastante.

 

Outro item importante é o 3G e a comunicação via MSN (eu tenho usado o Fring). Este tipo de comunicação sai bem mais em conta do que ligações para telefones que não sejam da Vivo. Assim, na hora do aperto, tem sido bastante útil, se o contato desejado estiver on-line.

 

O que mais sinto falta do Sony Ericsson W580i, além da qualidade sonora é o chacoalhar para trocar as músicas, além das funções para corrida; se bem que eu nunca correria com o Nokia E71 ao lado. Outro item que era melhor no Sony é a película, pois no E71, ela vive insistindo em querer sair, o que acaba formando bolhas de ar. Mas como infelizmente não tive tempo de investir em estudos de softwares e acessórios, vou usando-o da forma mais padronizada possível.

 

Bom, quanto ao carro, comprei o Focus Hatch GLX 1.6, igual ao que tenho, mas com alguns itens de série a mais. Como a compra foi pela internet (dia 03/09 foi efetuado o pedido), o mesmo está previsto para chegar somente em 04/10. Enquanto isto, vou tentando vender o meu por fora.

 

Na última semana, adquiri um monitor cardíaco bem simples da Oregon, que estava em oferta nas Americanas por R$ 119,00. Já usei o mesmo, que indica além dos batimentos cardíacos, as calorias gastas e o tempo de treinamento. Como disse, ele é bem simples, mas adequado para as corridas. Agora, basta aguardar dias melhores e menos horas de trabalho para poder usá-lo bastante.

 

Por hoje, era isto.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Problemas no Novo Focus?

Com surpresa, li um artigo da revista Quatro Rodas do mês de setembro de 2009, onde informa problemas comuns no motor e na suspensão do Novo Focus. Estava bastante interessado em adquirir este veículo, mas com este problema que parece ser comum, é melhor não arriscar e esperar a Ford ajustar o problema. A partir de agora, vou procurar na internet para ver se tem muita gente sofrendo com isto.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Nokia E71

Depois de resolvido o problema com o Positivo Mobo White 1080, resolvi trocar de celular. Assim, fiz algumas poucas pesquisas e decidi mudar radicalmente. Resolvi partir para uma plataforma completamente diferente das com que já lidei. Como não queria pagar muito pelo celular, bem como não queria aguardar o lançamento do Palm Pre, resolvi comprar um Nokia E71, considerando o mesmo uma ótima relação custo-benefício.

 

Através das pesquisas verifiquei que o mesmo era muito recomendado e resolvi arriscar. Comprei ele no dia 30 de julho e ainda estou lendo o manual, que é muito bem detalhado. Mas como são muitas as funções deste smartphone, ainda não consegui terminar a leitura do manual, que ainda deve durar alguns dias. Hoje, é o primeiro dia que estou utilizando o mesmo sem carregar o antigo Sony Ericsson W580i junto. O Sony vou deixar para ser o meu companheiro durante as minhas corridas, tendo em vista que ele tem a característica de marcar o tempo, a distância das corridas, entre outras coisas.

 

A primeira coisa que me chamou a atenção no Nokia E71 é a duração da bateria. Eu mexi bastante nele na quinta, sexta, sábado e domingo. Só consegui descarregar a bateria no final de domingo, após deixar músicas tocando por um bom tempo. Fiz isto porque queria carregá-lo para utilizá-lo durante a semana.

 

Assim que possível vou fazer um mini-review sobre o mesmo, mas já posso afirmar que estou muito feliz com o mesmo.

domingo, 26 de julho de 2009

Tudo em paz

Por enquanto, tudo em paz com a bateria do Mobo White 1080; aparentemente, o problema foi mesmo resolvido. Como estou em férias, estou utilizando o mesmo muito pouco, embora já esteja preparando o mesmo para o retorno ao trabalho.

 

Agora, estou pensando em adquirir um smartphone Nokia E71, pela Vivo, para substituir o meu Palm TX, que já está bem batidinho, embora os programas não sejam compatíveis. Como não sei quando o Palm Pre chegará ao Brasil e, principalmente, pelo fato de o mesmo provavelmente ter um preço muito elevado, não vou aguardar o mesmo.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Primeira recarga

A primeira descarga da bateria do Mobo White 1080 normal, emitindo os avisos necessários para o desligamento do equipamento. A recarga foi completa e aponta aproximadamente 4 horas de uso.

 

O pessoal da Positivo encontrou em contato telefônico comigo, para verificar se o problema foi atendindo e colocaram o meu posicionamento no site do ReclameAqui.

 

Se tudo estiver normalizado, agora é uma questão de organizar o uso do netbook, o que farei nos próximos dias de férias.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Retorno do Mobo 1080

Enfim, no dia 13 de julho, recebi um telegrama da Positivo, avisando que o netbook estava pronto. Fui no mesmo dia buscá-lo. Aparantemente, o problema da bateria foi resolvido, pois embora ainda não tenha conseguido drená-la, o indicador de percentual livre não está maluco. Espero finalmente usar o netbook como desejava. 

sábado, 11 de julho de 2009

Nada de netbook

No dia 16 de junho, levei o netbook Positivo Mobo White 1080 para a assistência técnica. Até hoje, dia 11/07, não recebi o equipamento de volta. No dia 19 de junho, liguei para a assistência técnica e me informaram que o problema era na bateria e na placa-mãe, sendo solicitadas as peças a Positivo e que as mesmas levariam entre 15 e 20 dias úteis para chegar. Nesta semana, fará um mês que o netbook está na assistência; é uma vergonha o atendimento e o descaso da Positivo (não indico para ninguém). Fiquei tanto tempo escolhendo o netbook para comprar e acabei fazendo a escolha errada.

 

Agora, resta aguardar quando a Positivo vai se manifestar.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Posicionamento da Positivo

No dia 12, a Positivo retornou o e-mail que encaminhei a eles, reclamando que o problema do Positivo Mobo White 1080 com sua bateria ainda continua. No e-mail a Positivo solicitou que o Mobo seja encaminhado novamente para assistência técnica e que eu informe em que assistência ele ficou, para que eles possam monitorar o conserto.

 

Se eu conseguir, amanhã, encaminharei o netbook para a assistência, a fim de verificar o que acontecerá. Se o problema persistir, vou reclamar no ReclameAqui e na Info, bem como procurar meus direitos via aconselhamento advocatício.

 

É uma pena a Positivo não se posicionar sobre o problema fornecendo um recall, pois o equipamento é muito prático. Mas como não se sabe quando a carga da bateria vai acabar, não se tem confiança em utilizar o equipamento.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Retorno do Mobo da Assistência

Ontem, dia 09 de junho, fui buscar o Positivo Mobo White 1080 na assistência técnica. Ele passou exata uma semana por lá e o pessoal afirmou que não conseguiram simular o problema da bateria, ou seja, que o netbook foi utilizado normalmente e que em momento algum ele desligou. Claro que notei que eles estavam mentindo, pois era impossível que o problema não ocorresse. Mas se em uma semana eles não trataram nada, resolvi pegar o netbook para mim e fingir que confiei na informação que eles passaram.


Ainda na assistência técnica, notei que a carga da bateria estava em 100%, quando desliguei o netbook. Entretanto, notei que o indicador de tempo apontava para 2 horas de utilização, o que não é comum, pois deveria indicar mais tempo. Ao chegar em casa e ligar o equipamento, o indicador já marcava somente 55% de carga restante, ou seja, mesmo desligado, o indicador perdeu 45% de carga. Deixei o equipamento ligado e quando chegou próximo dos 15%, o Mobo 1080 simplesmente desligou do nada. Assim sendo, só posso concluir que o pessoal da Assistência Técnica quis ignorar o problema. Mas indignado do que já estava, escrevi novamente para a Positivo relatando o problema e aguardando uma solução por parte deles.


Agora resta saber se a Positivo vai executar um bom pós-venda ou se eu serei mais um a criticar fortemente esta empresa. Olhando os históricos do e-mail, verifiquei que as negociações começaram em 25/05 e pelas pesquisas que fiz na internet, está difícil do problema ser solucionado.

sábado, 6 de junho de 2009

Positivo Mobo na Assistência Técnica

No dia 2 de junho, levei o Mobo White 1080 para a assistência técnica, a fim de verificarem o problema na bateria. Entretanto, não estou esperançoso sobre uma solução para o mesmo. Na sexta-feira, dia 5, liguei para a assistência técnica, mas os técnicos não estavam no momento em que liguei. A única informação que tive é que o Mobo estava aberto e sob análise. Vamos ver quantos dias ele ficará na assistência e se o mesmo será consertado.

 

Por enquanto, só fica a descrença com a Positivo, mas vou aguardar para não ser injusto no meu caso.

sábado, 30 de maio de 2009

Ainda sobre a bateria do netbook

A Positivo respondeu o e-mail, solicitando que o netbook seja encaminhado para a assistência técnica, o que devo fazer na próxima semana. Andei pesquisando e vi que tem bastante gente reclamando do problema da bateria, conforme colocado neste fórum: http://www.msiwind.com.br/forum/hardware-msi-wind-mirax-freedom/problema-na-bateria/.  Pelo jeito, é um defeito de algum lote na construção dos Mobo (espero). Esta novela parece que vai ser longa.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Contato com a Positivo

Ontem, escrevi para a Positivo para reclamar sobre a bateria e hoje, já recebi um e-mail deles. Agora, vou levantar os dados para respondê-los sobre o problema, conforme eles estão solicitando. Vamos ver se o problema pode ser resolvido facilmente.

Review do Positivo Mobo White 1080

O objetivo deste post é apresentar um breve review do netbook Positivo Mobo White 1080. Inicialmente, falarei do motivo de ter escolhido este netbook, em vez de escolher outros com características semelhantes. Para isto, fiz várias pesquisas e leituras na internet sobre comentários postados sobre os netbooks da Positivo, da Acer e da Asus. Optei por este modelo da Positivo por considerar que o mesmo trazia consigo duas vantagens importantes para mim: a) vir com o Office 2007 licenciado, pois os demais netbooks que pesquisei vinham com o BrOffice;  b) a Positivo apresentar uma promoção para o uso da tecnologia 3G da Vivo (modem gratuito e abatimento nas prestações do plano).



Assim, comprei este produto no dia 14/05 e, hoje, uma semana depois, estou escrevendo este post nele, enquanto viajo para o trabalho. Vou analisar o equipamento por tópicos:


Velocidade: este netbook vem com uma configuração padrão utilizada na maioria dos netbooks (processador Atom 1,7 GHz e 1 GB de memória). O disco rígido é de 120 GB, não sendo o maior deles, pois já há vários modelos com 160 GB. Entretanto, mesmo assim, ele é maior que o HD do meu notebook. O tempo de resposta do equipamento é muito bom, pelo menos neste início, onde instalei pouquíssimos programas.  A praticidade de carregá-lo com facilidade e de o mesmo dar um boot rápido e logo em seguida estar disponível para as tarefas é muito boa.



Acabamento: foi um dos itens que mais balancei sobre a compra, principalmente pela cor branca, que embora traga uma boa aparência, com o passar do tempo deve apresentar uma coloração mais amarelada pelo uso (tomara que não apresente). No restante, o equipamento é bem acabado, tem um teclado superconfortável que permite uma digitação rápida e com um mínimo de erros, mas isto já é um outro item. Enfim, o acabamento do aparelho é muito bom.


Teclado: conforme colocado acima, o teclado é de fácil digitação (pelo menos pra mim, que possuo mão e dedos pequenos). Ele é confortável, no padrão brasileiro (possui o cedilha) e a posição das teclas (não padrões), é praticamente a mesma de um notebook. Desta forma, não fico catando onde estão os símbolos especiais.



Touchpad: em uma das pesquisas que fiz na internet sobre o Mobo, verifiquei alguém reclamando do Touchpad, pois o mesmo apresenta somente um botão para clicar e ele considera o clique do botão esquerdo se você clicar mais à esquerda do botão e considera o clique do botão direito, se você clicar mais à direita do botão. Eu nunca me acostumei a usar o touchpad do meu notebook e com a chegada do netbook, resolvi investir nisto, pois usá-lo com um mouse para as viagens não seria nada prático. Assim, acostumei-me muito bem com o touchpad (não precisa se impor força para os cliques, como eu tinha lido em uma das pesquisas) e já passei a usar inclusive no notebook. Assim, não tenho do que reclamar e estou até surpreendido com a sua praticidade.


Bateria: estou realmente surpreso com a duração da bateria. Ela realmente aguenta o tranco, chegando perto das 4 horas de utilização.  Aqui quero deixar meus parabéns para a Positivo, pois no manual explica muito bem como se deve proceder para que a mesma tenha uma duração maior. Assim, ao adquirir o equipamento, antes de ligá-lo, deixei a bateria carregando pelo tempo recomendado e logo depois usei a mesma até sua carga terminar. Este processo de carga e descarga completa deve ser efetuada pelo menos por duas vezes, conforme a Positivo, mas eu farei mais algumas vezes. Um item importante é não desligar o carregamento da bateria, enquanto a mesma não estiver totalmente carregada, pois isto “queima” um ciclo de carga da mesma. A única dúvida que fiquei (e no manual não diz isto de maneira clara) é se eu poderia usar o netbook, ligado diretamente na eletricidade, sem o uso da bateria, o que eu costumo fazer quase sempre com o meu notebook. Um colega da lista Palm-BR, que também adquiriu um Mobo 1080 também, aconselhou que  eu não fizesse isto, pois as variações de energia poderiam prejudicar o equipamento. Assim, estou seguindo as recomendações do colega.



Mas com o passar dos dias, o elogio passa para crítica. Depois de completados os dois primeiros ciclos solicitados pelo manual, ao usá-la pela terceira vez, observei que quando a bateria chega num percentual próximo dos 40%, a mesma simplesmente desliga o equipamento sem o menor aviso, mostrando que a mesma foi sugada completamente. Só recarregando a mesma novamente para que ela volte a funcionar. Procurando na internet, verifiquei que este problema está pra lá de comum com o Mobo White 1080. Outro item de grande descontentamento é observar que a garantia da bateria é somente de 3 meses, ao contrário do restante do equipamento que é de um ano. Com esta garantia de 3 meses, a idéia aparente é de que a bateria não vai durar muito mesmo. Com este problema da descarga da bateria antes da hora, já vou ter que levar o equipamento para a assistência técnica.


Aquecimento: um dos fatores que muito me agradou é que o equipamento não sofre um aquecimento forte como em muitos notebooks. Assim, você pode utilizá-lo no colo sem problemas, além de evitar o superaquecimento do mesmo. As saídas de ar são nas partes inferiores e na esquerda, possibilitando a quem não é canhoto, utilizar o mouse sem receber o ar retirado do netbook em suas mãos.


Conectividade: em termos de conectividade, o equipamento é muito bom, possibilitando a conexão física a redes, através de cabos, ou conexões wireless (Wi-Fi ou 3G). Em casa, utilizo basicamente a conexão wireless via Wi-Fi. O modem 3G recebi no dia 21/05 e depois de efetuado o desbloqueio, já passei a utilizá-lo. Agora, vamos ver como está a rede 3G da Vivo durante as viagens. Em termos de conectividade, um item que o netbook poderia ter é a conexão via Bluetooh, para casos de urgência; entretanto, eu não julguei isto necessário, por causa das formas que acesso que vou utilizar.


Tela: no início de utilização, foi o fator que mais estranhei, pois estava acostumado a trabalhar com monitores maiores. Mas depois dos primeiros dias de uso, já estou habituado ao novo padrão de resolução; não que a resolução seja ruim, mas era uma questão de costume mesmo. Ainda não fiz o teste de usar o equipamento em local aberto, para ver se a quantidade de reflexo atrapalha a utilização do Mobo.


Softwares instalados: conforme já coloquei anteriormente, este foi um dos fatores que me motivou a escolha pelo Mobo White 1080. O fato do micro já vir com o Office 2007 instalado é uma mão na roda. Além disto, ele vem com o excelente antivírus  Kasperskys e o dicionário Aurélio, este último com licença de uso por um ano. Além disto, como sistema operacional é utilizado o Windows XP Home Basic.


Webcam: a webcam do Mobo é muito boa, com uma resolução adequada e de fácil acesso.


Enfim, o Mobo White 1080 é um netbook que está me agradando muito, pois é leve (1,3 KG) e dá uma mobilidade muito grande, apresentando a tecnologia utilizada na maioria dos netbooks na sua faixa de preço, bem como itens que o diferencia: softwares embarcados e mais a parceria da Positivo com a Vivo, possibilitando a aquisição gratuita do modem e de descontos nos planos 3G da Vivo.