segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Serviços para o Twitter
- BackupMyTweets: permite o backup de todos os seus tuítes, servindo de proteção em caso de perda de dados dos mesmos. Disponível em: http://backupmytweets.com/.
- Goodbye, Buddy!: permite informar quais dos seus seguidores deixaram de te seguir. Disponível em: http://www.goodbyebuddy.com/.
- Geo Chirp: é um mashup com o Google Maps que permite que se visualize os assuntos que estão sendo tuítados no local que você assinalar. Assim, por exemplo, podes saber o que os cidadãos de determinada cidade estão tuitando. Disponível em: http://www.geochirp.com/
- Nearby Tweets: assim como o Geo Chirp, permite visualizar os tuítes de determinado local, bem como a combinação entre local e palavras. Disponível em: http://nearbytweets.com.
- ontw: permite visualizar quais dos seus seguidores estão on-line. Disponível em: http://www.ontw.com.br/.
- Retweet Rank: permite visualizar os seus tuítes que foram retuitados por outros usuários. Também mostra retuítes que o aplicativo do Twitter acaba não mostrando nas menções. Disponível em: www.retweetrank.com.
Espero que tenham gostado destas informações e que aproveitam algumas das mesmas.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Fatos do Cotidiano
Venho eu da minha corrida dominical, numa avenida quase deserta. Eis que um casal de mais idade atravessa a rua em direção ao seu carro. Ao abrir a porta, o marido nota minha presença vindo em sentido contrário e automaticamente diz a esposa: “Olha só!”. Ela levanta a cabeça e os dois desistem de entrar no carro. Ao perceber a admiração dos dois, diminuo o meu ritmo e eles ficam contemplando a minha passagem, virando seus pescoços quando eu passo. O que eu estaria fazendo?
Até pensei em citar a provocação da concorrência, mas não vale a pena. O importante é frisar os olhares que ainda cobiçam um veículo que foi lançado no final de 2008, no Brasil. É impressionante perceber a admiração que as pessoas possuem, das mais diversas faixas etárias, ao Novo Ford Focus. É claro que nem todos gostam, o que também é muito aceitável e respeitável.
Procurei na internet e achei o ótimo vídeo do lançamento do carro:
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Uma semana de uso do iPad
Por enquanto, não instalei muitos aplicativos nele, pois a minha ideia inicial é passar pelo processo de adaptação da troca do netbook por ele. Uma das vantagens que senti desde o primeiro dia é que carrego menos peso na mochila. Outra vantagem é que uma vez ligado, está pronto para o uso, pois não preciso ficar esperando o boot e nem a conexão do aplicativo do 3G. Parece pouco, mas não é, pois o netbook mesmo com poucos aplicativos instalados leva um bom tempo pra dar um boot. O mesmo ocorre na hora de desligar.
E as desvantagens? Como ocorreu ao adquirir o iPhone, a ambientação para a digitação é onde mais estou tropeçando, pois estava tentando digitar letra por letra com um único dedo. Agora, estou tentando digitar como fazia nos teclados comuns e estou gostando, pois erro uma tecla que outra e assim, está se tornando produtivo. Outro item no qual ainda não defini o que é melhor, é a posição para acomodar o iPad. Como praticamente vou utilizá-lo no ônibus, durante as minhas viagens, ainda procuro a melhor posição. Às vezes, deixo escorado na mochila, às vezes, deixo as minhas pernas numa posição mais elevada, principalmente para digitação.
Nesta semana, utilizei ele basicamente para navegar na internet, para o uso com o Twitter, comunicação via MSN, leitura de jornal, ouvir música, ler e responder e-mails, bem como para digitar este texto. Realmente, até agora não senti falta do netbook.
O próximo passo é ver quais aplicativos utilizarei nele e quais utilizarei no iPhone, que é o companheiro que sempre carrego. Assim, este processo de utilização dos aplicativos é o que mais estou avaliando. É claro que o iPhone leva uma enorme vantagem no número de aplicativos, pois existe há mais tempo.
Para finalizar, quero afirmar que estou bem satisfeito com o iPad e que já estou usando ele para algumas finalidades que não usava no netbook.
Daqui mais uns dias escreverei sobre a experiência de uso do iPhone e do iPad e um comparativo entre eles, no que for possível é claro, pois são produtos de categorias diferentes.
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Review do iPad
Neste post, coloquei um vídeo que eu fiz com o auxílio da minha filha, com a finalidade de apresentar o iPad em funcionamento e demonstrar algumas das funcionalidades possíveis de serem executadas. Como o vídeo é extenso, não vou descrever as funcionalidades, deixando as informações todas com o vídeo.
No vídeo, com tantos iPad, iPhone, iPod, iLuv, acabei chamando o YouTube de iTube, mas foi um erro. Como também não tenho prática na geração de vídeos, a orientação e a distância também não ficaram boas. Mas o que vale é a intenção.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
GPS Garmin avisando radar e quebra-molas
Eis dois vídeos que fiz do GPS Garmin nüvi 3750, avisando da proximidade de radar fixo e de quebra-molas:
Passos até a compra do iPad
Esta história teve início em 2 de dezembro de 2010. Alguém lembra o que ocorreu na virada do dia 2 para 3 de dezembro? No meu caso, eu postei aqui no blog (http://www.inftechno.blogspot.com/2010/12/primeira-semana-usando-iphone.html) que estava fechando a minha primeira semana de uso com o iPhone4 da Apple. Mas não é a isto que estou me referindo sobre a data e sim ao que se chamava de “o lançamento do ano”, ou seja, o lançamento do iPad no Brasil. Eis a notícia da época na Zero Hora Digital: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Economia&newsID=a3129768.xml. Veja a galeria de fotos do evento: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/28,0,566,25474,1,Lancamento-do-iPad-em-Porto-Alegre.html. Agora, atentem para a foto deste link http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/29,0,galeria_25474_566.xml,null,347068,Lancamento-do-iPad-em-Porto-Alegre.html. A Dona Maria Baptista é personagem desta história.
Lembro que na época ainda brinquei com os meus colegas se alguém iria ao evento do lançamento e alguns não sabiam de nada. Outros disseram não ter interesse. Eu estava tão envolvido com as novidades do iPhone e mal informado sobre o iPad, que pensava que seria um novo gadget que não teria muita utilidade. Tanto que nem acompanhei com atenção as características do produto e as especulações sobre o seu lançamento.
No dia seguinte ao evento, a minha colega veio falar da compra efetuada pela sua tia (a sra. Maria Baptista), que a mesma saiu na imprensa, etc…. Assim, começou o meu acompanhamento a como este iPad seria utilizado. Em 3 de janeiro, postei o seguinte post no blog (http://www.inftechno.blogspot.com/2011/01/quanto-custa-um-ipad-quase-usado.html). A partir do momento que descobri que o iPad da senhora Maria Baptista possuía a funcionalidade 3G, fiquei bem interessado no produto. Assim, comecei a ler resenhas sobre o iPad e como o pessoal estava utilizando, com a finalidade de verificar se o mesmo teria utilidade para mim.
No post de 01 de fevereiro ( http://www.inftechno.blogspot.com/2011/02/ainda-sobre-o-ipad-sem-uso.html), fiquei sabendo do interesse da venda do iPad, mas achava que os 16 GB de memória talvez não fossem adequados, pois eu gostaria de um com mais memória. Dias depois, após algumas reflexões, fiz uma proposta pelo aparelho, através da minha colega. Como o iPad estava vinculado a um plano de dados, levou-se algum tempo até o cancelamento de tal plano. Em duas visitas às lojas que tinham o produto, avisei a minha colega que quase comprei o produto nas lojas, pois eu não recebia a negativa ou o aceite de minha proposta. Então, na tarde do dia 15/02, recebi uma contra-proposta da Dona Maria, via sobrinha. Pensei por alguns minutos e logo em seguida confirmei a aceitação da proposta. Eis que no dia 16/02, recebo o produto em mãos. Assim, nesta data, terminou o meu acompanhamento a distância desta história e passou a ser um acompanhamento “físico”. Conforme dito anteriormente, o iPad somente foi utilizado na festa em que alguém utilizou ele na internet.
No mesmo dia, fui numa loja da Vivo comprar um chip 3G para ele, pois o chip não é do mesmo formato dos chips dos modens 3G, bem como a Dona Maria cancelou o seu plano. Deixei o iPad carregando durante toda a tarde e na noite já pude fazer os primeiros usos dele.
Da compra, somente um item não veio extremamente bem conservado. Eis o item:
Fiquei mais feliz ainda ao ver que ela comprou uma capa da iLuv e que tal capa é bem cara. Assim, a minha economia em ter comprado com ela foi bem maior ainda. Tenho a nota fiscal da compra do aparelho, mas é melhor não publicar aqui. O que sei é que a economia foi grande, ao responder a minha pergunta de um post anterior. Eis as fotos da capa e da sua nota-fiscal.
Umas fotos do iPad e dos itens que vieram com ele:
Mais tarde, irei preparar um post das minhas primeiras impressões de uso do equipamento e depois disponibilizo o mesmo aqui no blog.
O que mais gostei de toda esta história foi que a perseverança e o acompanhamento distante da mesma é que possibilitaram eu ter efetuado a compra.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Dia agitado no mundo tecnológico
Hoje, tivemos algumas notícias que agitaram o mundo da tecnologia. Entre elas:
1) CEO da Nokia admite perda do mercado: esta notícia foi postada em vários sites. Este caso me lembra muito o que ocorreu com a Palm, que tinha uma quantidade enorme de seguidores fiéis e que idolatram principalmente o sistema operacional (Palm OS). A Palm foi visionária destas tecnologias que atualmente utilizamos, mas não conseguiu manter-se no tempo, principalmente esquecendo de manter o padrão de qualidade do hardware. Assim, aos poucos as concorrentes vieram para obter o seu mercado.
Dois dos sites com a notícia sobre a Nokia:
- http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/a_nokia_perdeu_mercado_reconhecimento_e_tempo_admite_ceo_da_companhia
- http://www.guardian.co.uk/technology/blog/2011/feb/09/nokia-burning-platform-memo-elop (em inglês)
2) iPad2 em processo de produção: sites divulgaram novos rumores de que o iPad2 já está em processo de produção e a divulgação do produto poderá ocorrer nos próximos dias ou nos próximos meses. Após um ano do lançamento do iPad, é impressionante a aceitação que o produto teve e o quanto ele fez para que as empresas concorrentes tentassem ou buscassem lançar os seus tablets. Lembro que nem dei muita bola para o produto no seu lançamento, pois achei que não teria muita utilidade. Hoje, estou pensando seriamente em substituir o meu netbook por um iPad com 3G. Eis alguns dos sites:
- http://tecnoblog.net/56578/ipad-2-esta-em-producao-afirma-jornal-americano/
- http://blogdoiphone.com/2011/02/quando-sera-lancado-o-ipad-2-confira-aqui-nossas-estimativas/
- http://www.mactrast.com/ipad-2-now-in-production/ (em inglês)
3) HP anuncia seu tablet e smartphones: aqui está o resultado da compra da Palm pela HP. A nova versão do famoso webOS, que infelizmente, oficialmente, nunca chegou ao Brasil através do smartphone Palm Pre, é o carro chefe dos novos gadgets da HP. Os saudosistas do PalmOS, como eu, devem estar felizes com a evolução conceitual do produto (não posso dizer que é o mesmo sistema, pois não é). Infelizmente (ou não), conforme colocado no primeiro link abaixo, a HP resolveu não usar o nome Palm nestes produtos. O tablet anunciado vem para concorrer com o iPad e espero que chegue ao território brasileiro. Eis os links:
- http://tecnoblog.net/56565/hp-mostra-novos-gadgets-criados-com-a-compra-da-palm/
- http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/hp-apresenta-tablet-smartphones-e-novo-webos-09022011-42.shl
Agora, resta aguardarmos o lançamento e a chegada dos produtos para verificarmos o quanto de sucesso farão.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Sobre atualização de radares no GPS Garmin nüvi 3750
Assim, fui buscar informações na internet e achei que este site: http://radaresgarmin.heliohost.org/, que facilitou em muita a vida. Baixei os arquivos necessários para o GPS e para minha surpresa, os indicativos por voz voltaram, bem como todos os radares/pardais que passei foram corretamente indicados, mesmo os mais novos.
Outra informação muito valiosa que achei neste site é como unificar os diversos mapas no GPS. Nas primeiras alterações que fiz, acabava substituindo um mapa por outro, perdendo as vantagens do anterior. Agora, estou com 3 mapas instalados no GPS, o que diminui a probabilidade de referências erradas.
Assim, fica a dica para os detentores de GPS Garmin, a fim de atualizar os seus arquivos a partir das explicações existente neste site, que tem atualizações periódicas.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Sobre a troca dos fones do iPhone
Ontem (31/01), infelizmente, acabaram-se minhas férias. Assim, preparei todo o material para o retorno ao trabalho. Depois de um período de descanso na caixa do iPhone, retirei os fones-de-ouvido para eles retornarem ao mundo, pois eles não acompanharam o iPhone durante este período.
Durante o meu deslocamento até a rodoviária, senti a necessidade de diminuir o volume da música que estava tocando. Para minha surpresa, nenhum efeito. Tentei aumentar, nada. Retirei os fones e coloquei de novo e a situação piorou, pois o som somente saía no fone externo. Fechei o aplicativo iPod e liguei novamente. O som saiu novamente nos fones, mas nada de aumentar e diminuir o volume. Resolvi testar o botão central, através do Controle por Voz. Apertei o botão e o Controle por Voz foi acionado.
Durante à viagem de ônibus, fiz novos testes e nada de diferente (botões de volume inoperantes e botão central operante). No intervalo do almoço, dirigi-me à loja da Vivo no Shopping Praia de Belas para testar o problema. Logo fui atendido e expliquei o problema ao atendente, que buscou o iPhone da loja e colocou o fone-de-ouvido deste aparelho no meu iPhone e saiu funcionando direto. Para minha surpresa, em vez de me dar um fone-de-ouvido novo, ele disse que necessitaria trocar todo o conjunto (celular e seus itens). Assim, foi emitida uma segunda via da nota-fiscal e a troca só não foi efetuada naquele momento, pois eles não tinham um outro iPhone de 16 GB disponível na loja. Que assim que tivessem, retornariam uma ligação para eu comparecer e efetuar a troca. Depois, ainda descobri que quando alguém me ligava e eu tentava atender pelo fone-de-ouvido, também não conseguia atender, precisando usar o aparelho para o atendimento.
No final do dia, recebi uma ligação da loja, informando que conseguiram um iPhone de 16 GB numa outra loja e que eu já poderia comparecer para efetuar a troca. Como moro em outra cidade, afirmei que iria no dia posterior, pois fui instruído a levar a nota fiscal, bem como a caixa original do iPhone com todos os seus pertences (cabos, manuais, etc…). Ao chegar em casa, juntei os itens necessários, bem como verifiquei os passos para que não perdesse nenhum dado já existente no iPhone.
No dia seguinte (hoje – 01/02), deixei para ir à loja da Vivo ao final do expediente de trabalho, tendo em vista que receberia um novo aparelho, que poderia estar com pouca carga na bateria, bem como não estaria com os aplicativos que utilizo. Feito isto, ao chegar na loja que estava lotada, procurei ser logo atendido, procurando os atendentes do dia anterior. Infelizmente, o operador que me atendeu não estava e somente conversei com a atendente do caixa, que foi quem ficou de me ligar quando o iPhone chegasse à loja. Eu disse que não tinha agendado horário, pois me disseram que a troca seria rápida. Assim, ela agilizou o meu atendimento com outro colega dela. Ao explicar o problema ao colega dela, ele teve uma ideia mais lógica, que foi trocar somente os fones-de-ouvido. Eu expliquei a ele que também achava isto o mais lógico, mas que fui orientado a levar todo o kit para a troca. Assim, ele buscou um novo fone-de-ouvido para eu fazer uns testes. Testes efetuados, problema resolvido. Para minha sorte, eu deixei para limpar (formatar) o iPhone somente no momento em que a troca realmente fosse efetuada, o que acabou não acontecendo. Assim, a limpeza também acabou não sendo feita.
Agora, basta usar o equipamento e verificar se tudo realmente está perfeito. Ao manusear o fone-de-ouvido, achei os seus botões mais duros de apertar, mas isto deve ser normal.
Ainda sobre o iPad sem uso
Minha colega descobriu que o iPad, quase sem uso, é um com 16 GB de memória e com 3G embarcado. A dona estava querendo vendê-lo por R$ 2.000,00, pois pagou um pouco a mais no dia do lançamento nacional. Então, entrei no site de lojas virtuais e notei que o preço parcelado em 12 vezes era de R$ 2.049,00. Se a compra fosse à vista, teria um desconto de 10%. Assim, avisei ela que à vista, a dona estava pedindo mais do que se pagaria numa loja.
Após um novo telefonema, ficou assim: R$ 2.000,00 parcelado ou R$ 1.800,00 à vista. Alguém se candidata? Particularmente, penso que os 16 GB de memória talvez sejam inadequados para um hard-user, mas posso estar enganado, pois não tenho experiência na utilização.