Conforme prometido, vou seguir colocando informações e comparações entre um Ford Focus 1.6 GLX Flex (modelo antigo) e um Novo Ford Focus 2.0 (gasolina), ambos do modelo 2009. Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas a intenção é divulgar informações e não ter as melhores fotos. Cabe lembrar que na sequência de fotos, a primeira sempre será referente ao Novo Ford Focus e a segunda ao antigo modelo do Ford Focus. Se alguém quiser maiores informações é só postar comentários, que eu retorno.
Porta-malas: a primeira foto é do porta-malas do Novo Focus, que possui uma saliência na direita, onde está o triângulo e a chave de rodas. O do Focus antigo é reto, sem saliências. Como dá para verificar nas fotos, os dois têm bancos traseiros rebatíveis no formato 2:1, bem como a tampa superior pode ser retirada em ambos os modelos. O porta-malas do Novo Focus tem maior amplitude, pois o carro tem maior entre-eixos. Quantos litros cada um? Boa pergunta. Se alguém quiser saber, posso pesquisar e responder depois.
Painel: neste quesito, vai muito do gosto do cliente sobre o que é mais harmonioso. A primeira imagem é referente ao Novo Ford Focus e a segunda, do antigo Focus. O quadro de instrumentos do Novo Focus é mais completo. Já a qualidade do material e a sensação agradável para a pegada é melhor no antigo Focus. Entretanto, a Ford melhorou a qualidade no Novo Focus 2010, colocando um volante bem mais bonito, com apliques cromados nos aros, e com o mesmo material do antigo Focus. Mas no 2010, a marca Sony deu lugar a outra, menos expressiva.
Espaço interno: como o Novo Ford Focus tem um entre-eixos maior, seu espaço interno é maior, e nota-se isto principalmente para quem vai nos bancos traseiros.
Estofamento: em ambos os modelos, o material é muito bom. No Novo Focus, é mais escuro.
Motor: aqui a diferença é gritante. O Focus antigo conta com um motor Flex de 115 cavalos, enquanto que o Novo Focus conta com um motor a gasolina de 145 cavalos. Ambos os carros andam muito bem, mas, no início, achei até perigoso andar no Novo Focus, devido a agilidade e velocidade que o motor te entrega. Se novo já é vigoroso, imagina quando estiver mais amaciado. Um elogio vai para o silêncio do motor do Novo Focus 2.0, no qual nem se percebe a velocidade em que está. Qual foi a velocidade máxima que coloquei no Focus antigo? Deixa pra lá. E no Novo? Deixa pra lá, 2 vezes.
Consumo de combustível: neste quesito, no meu caso, o Novo Focus é bem mais econômico que o antigo. Mas por que no meu caso? Conforme coloquei no post anterior, o Focus 2007/2008 que eu tinha, que é igual ao antigo 2009/2009, ou seja, mesmo motor, mesmo carro, era muito mais econômico que este. No outro cheguei a fazer mais de 16 KM/l e neste, o máximo que fiz foi 13,5 KM/l (ambos os casos com tanque cheio de gasolina e no mesmo trajeto). Normalmente, o atual não está fazendo mais que 10 KM/l com gasolina, embora ele ande praticamente em trajeto urbano, com percursos bem pequenos. Já com o Novo Focus, eu misturo metade de trajeto urbano e metade de rodovia, mas nunca fiz menos que 10 KM/l. Normalmente, ele faz entre 11 e 12 KM/l, neste trajeto misto. E como eu não poupo nas arrancadas, estou bem satisfeito com o consumo.
Visual externo: aqui, também fica ao gosto do cliente. Quando lançaram o Novo Focus, fiquei meio reticente quanto ao desenho traseiro, principalmente pelas sinaleiras. Na frente, há maior robustez, embora o conjunto de faróis do modelo antigo também seja muito bonito. Quanto ao rodado, eu acho que o rodado do Novo Focus GLX é o mais bonito do país; ele é bem mais bonito que o do modelo Ghia, top de linha do Novo Ford Focus.
Era isto. Um resumo nada técnico de dois modelos do Ford Focus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário