sexta-feira, 11 de março de 2011

Acesso Pessoal no iOS 4.3

Após ter instalado o iOS 4.3 no iPhone4 e no iPad, resolvi fazer um teste referente ao compartilhamento de internet, chamado de Acesso Pessoal no iPhone4, que possibilita que o mesmo sirva de roteador para outros equipamentos. Para quem não leu/viu, fiz um vídeo como tutorial de como compartilhar a conexão entre os dois equipamentos: http://www.inftechno.blogspot.com/2011/03/nova-versao-do-ios.html.

Como no dia anterior, eu estourei a minha cota do plano 3G que utilizo no iPad, minha velocidade de acesso foi diminuída para míseros 64 Kbps. Então, como no meu plano de dados do iPhone ainda possuía "créditos", ou seja, não atingi a cota mensal contratada, resolvi fazer o teste.

No que consistiu o teste? Utilizar o iPad durante 50 minutos durante a viagem que faço para o meu trabalho e depois outros 50 minutos no retorno para casa. Neste trecho, em alguns momentos, a conexão é em 3G e em outros, em Edge. Em ambos os testes, a bateria do iPhone estava com carga cheia (100%) e o iPhone não foi utilizado para nenhuma outra função. Eis os dados:

  • Na viagem para o trabalho, fiz o teste do iPad navegando na internet (Twitter, e-mails e Saffari) via Wi-Fi do iPhone4. A conexão não caiu em momento algum. Ao final dos 50 minutos, a carga da bateria do iPhone4 estava em 85%, ou seja, uma perda de 15% em 50 minutos.
  • Na viagem de retorno para casa, a conexão para navegação do iPad através do iPhone4, foi efetuada através de Bluetooth. Durante os 50 minutos, a conexão caiu uma vez; assim que percebi, reativei a mesma. A carga da bateria do iPhone4 terminou o teste com 91%, conforme mostra a foto:jyvin.jpg

Um item que eu pensei que faria diferença era o tempo de resposta menor em favor do Wi-Fi, mas, incrivelmente, não senti diferença alguma. O que ocorreu na conexão Bluetooth é que a inatividade foi maior, ou seja, a conexão não caía, mas é como se estivesse desconectada (não vinha resposta alguma para o iPad). Mas como os  testes foram efetuados em horários diferentes e condições climáticas diferentes, provavelmente a situação da conexão de dados era diferente no próprio iPhone.

Outro fator que pude comprovar é que quando o iPhone estava conectado via Wi-Fi, o mesmo esquentou bastante (isto também ocorria no meu antigo Nokia E71). Quando conectado via Bluetooth, o iPhone estava em temperatura normal.

Se alguém quiser maiores informações ou novos testes entre iPhone4 e iPad, pode me encaminhar via o Twitter: @marco_azambuja.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Nova versão do iOS

No dia 9 de março de 2011, a Apple liberou uma nova versão do sistema operacional iOS, a 4.3.

Esta versão foi liberada principalmente em virtude do lançamento do iPad2, que ocorrerá no dia 11 de março, nos Estados Unidos. Entretanto, a versão contempla diversas funcionalidades que afetarão alguns outros produtos da Apple.

Particularmente, penso que a característica disponibilizada nesta versão que mais utilizarei é a liberação da conexão de internet pelo iPhone4, tornando-o um roteador e possibilitando que outros equipamentos wireless possam se conectar ao mundo externo pelo mesmo. Com isto, quem possui um notebook ou um netbook e que somente conseguia conectar a internet pelo iPhone, através de cabo, agora poderá fazê-lo pela conexão Wi-Fi. Os proprietários de iPad que não possuem 3G embarcado, ou até os que possuem o 3G embarcado, poderão também se beneficiar desta nova feature do iOS. Assim, aqueles iPad que antes só viviam em residências ou escritórios, pois dependiam de uma conexão wireless via roteador, agora poderão ganhar as ruas, desde que seus proprietários tenham um iPhone4 ou até um iPhone3GS. Entretanto, a conexão com os iPhone 3GS somente poderá ocorrer por Bluetooth, ou seja, uma conexão dedicada ponto-a-ponto (um usuário) e com tempo de resposta mais elevado que a conexão wireless, possibilitando a conexão de mais equipamentos.

Para tanto, fiz um vídeo com um rápido tutorial de como conectar um iPad com o iPhone4:

Compartilhamento de Internet via iPhone4

As demais características liberadas na versão 4.3 do iOS podem ser visualizadas através da página do BlogdoIPhone, site que considero como referência para os assuntos da Apple: http://blogdoiphone.com/2011/03/ios43.

domingo, 6 de março de 2011

Erro ao inicializar o MSN Messenger

O computador do meu sogro estava emitindo a seguinte mensagem, ao tentar se logar no MSN Messenger: "Falha na inicialização do aplicativo devido a configuração lado a lado incorreta." Há uns dias atrás fui verificar este problema e rapidamente tentei a solução clássica: desinstalar e reinstalar o MSN. Entretanto, tal solução não resolveu o problema. Hoje, como ele falou que levaria o computador para um técnico formatar o mesmo e reinstalar tudo novamente, pensei em investir no problema. Assim, trouxe o computador para minha casa e resolvi fazer umas pesquisas na internet.

Foi no Fórum da Linha Defensiva que encontrei a solução para o problema. Eis o endereço: http://www.linhadefensiva.org/forum/index.php?showtopic=125132. Seguindo os passos instruídos, e após uma nova instalação do Windows Live Messenger, tudo voltou a funcionar normalmente. Ainda bem, pois senão eu teria que passar para o processo de formatação e reinstalação dos aplicativos, o qual sabemos que é um processo bem demorado.

Assim, fica a dica para quem não está conseguindo entrar no Windows MSN Messenger e recebendo a mensagem de erro descrita anteriormente.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Algumas informações sobre o lançamento do iPad2

Neste dia 2 de março, conforme previsto, a Apple anunciou ao mundo o lançamento do iPad2. A primeira boa surpresa foi que o anúncio foi efetuado pelo próprio Steve Jobs, que foi muito aplaudido. Com a aparição de Jobs, que está em licença médica para tratamento de saúde, e mais as novas características do iPad2, as ações da Apple logo subiram na bolsa de valores.

Quanto ao novo produto, a velocidade de processamento é um dos itens que mais se destaca frente à primeira geração do iPad. Não que o primeiro seja lento, mas a Apple novamente surpreende em melhorar um item sem causar mudanças estruturais significativas. As mudanças até ocorreram, mas para melhores: ele ficou bem mais fino e um pouco mais leve.

Outro item que foi muito comentado foram as novas capas, que se acoplam ao gadget. Ao mexer na capa e aparecer uma parte da tela do iPad, o mesmo já se liga sozinho. As capas também servem de apoio para escorar o iPad.

O iPad2 será lançado com a versão 4.3 do iOS, que deverá estar disponível até o dia 11 de março, data do início das vendas do gadget nos Estados Unidos. A atualização do iOS para a versão 4.3 é muito esperada por todos os detentores de iPad, iPod Touch e iPhone da última geração, pois disponibilizará a conexão wireless de outros equipamentos com estes produtos da Apple, ou seja, eles poderão se transformar em roteadores wireless.

Em outros 26 países, o iPad2 será lançado no dia 25 de março. Infelizmente, o Brasil não consta nesta lista e não há uma previsão de quando isto poderá ocorrer. Em minha opinião, como a versão 1 foi lançada no início de dezembro de 2010, ficaria um lançamento muito próximo do outro. Entretanto, também penso que não aguardaremos por tanto tempo, como ocorreu na primeira geração.

Assim que a Apple divulgou o novo produto, os preços do iPad de primeira geração despencaram. Na loja da Apple, os produtos baixaram em média R$ 250,00. Entretanto, a maioria das outras lojas que vendem o iPad ainda está com os valores antigos. Então, a hora é de muita reflexão para quem está pensando em comprar o iPad de primeira geração. Eu faria as seguintes perguntas que me fiz quando pensei em comprar o meu:
1) Eu preciso de um iPad?
2) Pra que finalidade vou utilizá-lo? Assim defino qual dos modelos comprar (em termos de memória de armazenamento e conexões com a internet).
3) Posso aguardar o lançamento do iPad2 ou compro agora? Como antes não se sabia o que o iPad2 teria, esta pergunta era uma das mais difíceis de serem respondidas. Infelizmente, não sabemos quando ele chegará.
4) Caso você opte em comprar o iPad da primeira geração, com o lançamento da segunda geração, tem muito usuário da primeira geração que vai querer vender os seus para comprar o novo modelo. Assim, não valeria comprar um usado bem mais barato?

Tenho muitas outras informações para colocar aqui, mas meu tempo para publicar o post está acabando. No final de semana, coloco links bem interessantes do que já li sobre o lançamento do iPad2.

Mas uma certeza ficou: a concorrência da Apple tem muito a investir para chegar perto do novo iPad.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Tuítes indesejados

Provavelmente, esta dica já foi lida anteriormente, mas é uma época boa de lembrá-la. Vamos a situação: você utiliza o Twitter por alguma razão e tem seus brilhantes seguidores. Agora, no carnaval você fará uma imersão para estudar um determinado assunto e precisa da contribuição de alguns dos seus seguidores. Já foi possível perceber que você não gosta de carnaval!? Pois é, mas um ou mais de seus outros seguidores, que também são brilhantes, adoram o carnaval. Até aí, tudo bem. Mas ocorre que eles começam a narrar tudo que ocorre no carnaval, desde a concentração das escolas de samba até a cor da unha da porta-bandeira. Resultado: sua timeline entupida de tuítes indesejáveis e sua paciência por um fio. Você até pensa em deixar de seguir aquele(a)s fanático(a)s por carnaval, mas que acrescentam muito em outros momentos. Mas, como você é bem informado, vai aplicar estas dicas que busquei do site do Baixaki, mas que estão divulgadas em vários outros sites da net: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/7731-bloqueie-tweets-indesejados-e-deixe-a-sua-timeline-mais-limpa.htm.

Espero que aproveitem.

Applemaníacos de prontidão

Hoje, às 15 horas pelo horário de Brasília, a Apple deverá anunciar um ou mais de seus brilhantes produtos. A grande expectativa é que seja anunciada a segunda geração do tablet iPad (o iPad2), em substituição ao iPad, de onde estou escrevendo este post. O iPad revolucionou o mundo dos tablets, fazendo a concorrência buscar/criar produtos semelhantes. Mesmo aquelas pessoas que não acreditavam que esta nova categoria de produto emplacaria no ambiente tecnológico, seja ele pessoal ou profissional, estão revendo seus conceitos. Eu mesmo pensei que os tablets não se afirmariam e mesmo sabendo que haveria o lançamento do iPad de segunda geração, não pude esperar e acabei comprando o produto em sua primeira geração.

Outro fator que acho muito interessante é como a comunidade dos adoradores da Apple se prepara para o grande momento do evento. Estou longe de ser um Applemaníaco, mas observo como a agitação e a ansiedade pelo momento é grande. Existem pessoas que não entendem este louvor por um produto ou uma empresa, ou em pior casos, nem por pessoas conseguem sentir isto. Meu contato com os produtos da Apple datam de novembro pra cá, e já estou entendendo, em menor grau é claro, o que os aficcionados pelos produtos da maçã sentem.

Agora, resta aguardarmos o evento e esperar pelas ótimas novidades!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Serviços para o Twitter

Para quem utiliza o Twitter, eu recomendo os seguintes serviços:

- BackupMyTweets: permite o backup de todos os seus tuítes, servindo de proteção em caso de perda de dados dos mesmos. Disponível em: http://backupmytweets.com/.

- Goodbye, Buddy!: permite informar quais dos seus seguidores deixaram de te seguir. Disponível em: http://www.goodbyebuddy.com/.

- Geo Chirp: é um mashup com o Google Maps que permite que se visualize os assuntos que estão sendo tuítados no local que você assinalar. Assim, por exemplo, podes saber o que os cidadãos de determinada cidade estão tuitando. Disponível em: http://www.geochirp.com/

- Nearby Tweets: assim como o Geo Chirp, permite visualizar os tuítes de determinado local, bem como a combinação entre local e palavras. Disponível em: http://nearbytweets.com.

- ontw: permite visualizar quais dos seus seguidores estão on-line. Disponível em: http://www.ontw.com.br/.

- Retweet Rank: permite visualizar os seus tuítes que foram retuitados por outros usuários. Também mostra retuítes que o aplicativo do Twitter acaba não mostrando nas menções. Disponível em: www.retweetrank.com.

Espero que tenham gostado destas informações e que aproveitam algumas das mesmas.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fatos do Cotidiano

Venho eu da minha corrida dominical, numa avenida quase deserta. Eis que um casal de mais idade atravessa a rua em direção ao seu carro. Ao abrir a porta, o marido nota minha presença vindo em sentido contrário e automaticamente diz a esposa: “Olha só!”. Ela levanta a cabeça e os dois desistem de entrar no carro. Ao perceber a admiração dos dois, diminuo o meu ritmo e eles ficam contemplando a minha passagem, virando seus pescoços quando eu passo. O que eu estaria fazendo?

Até pensei em citar a provocação da concorrência, mas não vale a pena. O importante é frisar os olhares que ainda cobiçam um veículo que foi lançado no final de 2008, no Brasil. É impressionante perceber a admiração que as pessoas possuem, das mais diversas faixas etárias, ao Novo Ford Focus. É claro que nem todos gostam, o que também é muito aceitável e respeitável.

IMG_0156_semplaca

Procurei na internet e achei o ótimo vídeo do lançamento do carro:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma semana de uso do iPad

Ontem, completei uma semana de utilização do iPad. Assim, vou passar as minhas primeiras impressōes.

Por enquanto, não instalei muitos aplicativos nele, pois a minha ideia inicial é passar pelo processo de adaptação da troca do netbook por ele. Uma das vantagens que senti desde o primeiro dia é que carrego menos peso na mochila. Outra vantagem é que uma vez ligado, está pronto para o uso, pois não preciso ficar esperando o boot e nem a conexão do aplicativo do 3G. Parece pouco, mas não é, pois o netbook mesmo com poucos aplicativos instalados leva um bom tempo pra dar um boot. O mesmo ocorre na hora de desligar.

E as desvantagens? Como ocorreu ao adquirir o iPhone, a ambientação para a digitação é onde mais estou tropeçando, pois estava tentando digitar letra por letra com um único dedo. Agora, estou tentando digitar como fazia nos teclados comuns e estou gostando, pois erro uma tecla que outra e assim, está se tornando produtivo. Outro item no qual ainda não defini o que é melhor, é a posição para acomodar o iPad. Como praticamente vou utilizá-lo no ônibus, durante as minhas viagens, ainda procuro a melhor posição. Às vezes, deixo escorado na mochila, às vezes, deixo as minhas pernas numa posição mais elevada, principalmente para digitação.

Nesta semana, utilizei ele basicamente para navegar na internet, para o uso com o Twitter, comunicação via MSN, leitura de jornal, ouvir música, ler e responder e-mails, bem como para digitar este texto. Realmente, até agora não senti falta do netbook.

O próximo passo é ver quais aplicativos utilizarei nele e quais utilizarei no iPhone, que é o companheiro que sempre carrego. Assim, este processo de utilização dos aplicativos é o que mais estou avaliando. É claro que o iPhone leva uma enorme vantagem no número de aplicativos, pois existe há mais tempo.

Para finalizar, quero afirmar que estou bem satisfeito com o iPad e que já estou usando ele para algumas finalidades que não usava no netbook. 

Daqui mais uns dias escreverei sobre a experiência de uso do iPhone e do iPad e um comparativo entre eles, no que for possível é claro, pois são produtos de categorias diferentes.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Review do iPad

Neste post, coloquei um vídeo que eu fiz com o auxílio da minha filha, com a finalidade de apresentar o iPad em funcionamento e demonstrar algumas das funcionalidades possíveis de serem executadas. Como o vídeo é extenso, não vou descrever as funcionalidades, deixando as informações todas com o vídeo.

No vídeo, com tantos iPad, iPhone, iPod, iLuv, acabei chamando o YouTube de iTube, mas foi um erro. Como também não tenho prática na geração de vídeos, a orientação e a distância também não ficaram boas. Mas o que vale é a intenção.

Breve review do Apple iPad

sábado, 19 de fevereiro de 2011

GPS Garmin avisando radar e quebra-molas

Eis dois vídeos que fiz do GPS Garmin nüvi 3750, avisando da proximidade de radar fixo e de quebra-molas:

GPS Garmin avisando da proximidade de radar fixo
GPS Garmin avisando da proximidade de quebra-molas

Passos até a compra do iPad

Esta história teve início em 2 de dezembro de 2010. Alguém lembra o que ocorreu na virada do dia 2 para 3 de dezembro? No meu caso, eu postei aqui no blog (http://www.inftechno.blogspot.com/2010/12/primeira-semana-usando-iphone.html) que estava fechando a minha primeira semana de uso com o iPhone4 da Apple. Mas não é a isto que estou me referindo sobre a data e sim ao que se chamava de “o lançamento do ano”, ou seja, o lançamento do iPad no Brasil. Eis a notícia da época na Zero Hora Digital: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a3129768.xml. Veja a galeria de fotos do evento: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/28,0,566,25474,1,Lancamento-do-iPad-em-Porto-Alegre.html. Agora, atentem para a foto deste link http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/29,0,galeria_25474_566.xml,null,347068,Lancamento-do-iPad-em-Porto-Alegre.html. A Dona Maria Baptista é personagem desta história.

Lembro que na época ainda brinquei com os meus colegas se alguém iria ao evento do lançamento e alguns não sabiam de nada. Outros disseram não ter interesse. Eu estava tão envolvido com as novidades do iPhone e mal informado sobre o iPad, que pensava que seria um novo gadget que não teria muita utilidade. Tanto que nem acompanhei com atenção as características do produto e as especulações sobre o seu lançamento.

No dia seguinte ao evento, a minha colega veio falar da compra efetuada pela sua tia (a sra. Maria Baptista), que a mesma saiu na imprensa, etc…. Assim, começou o meu acompanhamento a como este iPad seria utilizado. Em 3 de janeiro, postei o seguinte post no blog (http://www.inftechno.blogspot.com/2011/01/quanto-custa-um-ipad-quase-usado.html). A partir do momento que descobri que o iPad da senhora Maria Baptista possuía a funcionalidade 3G, fiquei bem interessado no produto. Assim, comecei a ler resenhas sobre o iPad e como o pessoal estava utilizando, com a finalidade de verificar se o mesmo teria utilidade para mim.

No post de 01 de fevereiro ( http://www.inftechno.blogspot.com/2011/02/ainda-sobre-o-ipad-sem-uso.html), fiquei sabendo do interesse da venda do iPad, mas achava que os 16 GB de memória talvez não fossem adequados, pois eu gostaria de um com mais memória. Dias depois, após algumas reflexões, fiz uma proposta pelo aparelho, através da minha colega. Como o iPad estava vinculado a um plano de dados, levou-se algum tempo até o cancelamento de tal plano. Em duas visitas às lojas que tinham o produto, avisei a minha colega que quase comprei o produto nas lojas, pois eu não recebia a negativa ou o aceite de minha proposta. Então, na tarde do dia 15/02, recebi uma contra-proposta da Dona Maria, via sobrinha. Pensei por alguns minutos e logo em seguida confirmei a aceitação da proposta. Eis que no dia 16/02, recebo o produto em mãos. Assim, nesta data, terminou o meu acompanhamento a distância desta história e passou a ser um acompanhamento “físico”. Conforme dito anteriormente, o iPad somente foi utilizado na festa em que alguém utilizou ele na internet.

No mesmo dia, fui numa loja da Vivo comprar um chip 3G para ele, pois o chip não é do mesmo formato dos chips dos modens 3G, bem como a Dona Maria cancelou o seu plano. Deixei o iPad carregando durante toda a tarde e na noite já pude fazer os primeiros usos dele.

Da compra, somente um item não veio extremamente bem conservado. Eis o item:

IMG_0277

Fiquei mais feliz ainda ao ver que ela comprou uma capa da iLuv e que tal capa é bem cara. Assim, a minha economia em ter comprado com ela foi bem maior ainda. Tenho a nota fiscal da compra do aparelho, mas é melhor não publicar aqui. O que sei é que a economia foi grande, ao responder a minha pergunta de um post anterior. Eis as fotos da capa e da sua nota-fiscal.

fotoNF_Iluv

Umas fotos do iPad e dos itens que vieram com ele:

IMG_0252IMG_0281IMG_0562IMG_0565IMG_0566IMG_0567IMG_0568IMG_0571

Mais tarde, irei preparar um post das minhas primeiras impressões de uso do equipamento e depois disponibilizo o mesmo aqui no blog.

O que mais gostei de toda esta história foi que a perseverança e o acompanhamento distante da mesma é que possibilitaram eu ter efetuado a compra.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia agitado no mundo tecnológico

Hoje, tivemos algumas notícias que agitaram o mundo da tecnologia. Entre elas:

1) CEO da Nokia admite perda do mercado: esta notícia foi postada em vários sites. Este caso me lembra muito o que ocorreu com a Palm, que tinha uma quantidade enorme de seguidores fiéis e que idolatram principalmente o sistema operacional (Palm OS). A Palm foi visionária destas tecnologias que atualmente utilizamos, mas não conseguiu manter-se no tempo, principalmente esquecendo de manter o padrão de qualidade do hardware. Assim, aos poucos  as concorrentes vieram para obter o seu mercado.

Dois dos sites com a notícia sobre a Nokia:

2) iPad2 em processo de produção: sites divulgaram novos rumores de que o iPad2 já está em processo de produção e a divulgação do produto poderá ocorrer nos próximos dias ou nos próximos meses. Após um ano do lançamento do iPad, é impressionante a aceitação que o produto teve e o quanto ele fez para que as empresas concorrentes tentassem ou buscassem lançar os seus tablets. Lembro que nem dei muita bola para o produto no seu lançamento, pois achei que não teria muita utilidade. Hoje, estou pensando seriamente em substituir o meu netbook por um iPad com 3G. Eis alguns dos sites:

3) HP anuncia seu tablet e smartphones: aqui está o resultado da compra da Palm pela HP. A nova versão do famoso webOS, que infelizmente, oficialmente, nunca chegou ao Brasil através do smartphone Palm Pre, é o carro chefe dos novos gadgets da HP. Os saudosistas do PalmOS, como eu, devem estar felizes com a evolução conceitual do produto (não posso dizer que é o mesmo sistema, pois não é). Infelizmente (ou não), conforme colocado no primeiro link abaixo, a HP resolveu não usar o nome Palm nestes produtos. O tablet anunciado vem para concorrer com o iPad e espero que chegue ao território brasileiro. Eis os links:

Agora, resta aguardarmos o lançamento e a chegada dos produtos para verificarmos o quanto de sucesso farão.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sobre atualização de radares no GPS Garmin nüvi 3750

No post que fiz sobre o GPS Garmin nüvi 3750, informei que ainda estava pesquisando o funcionamento da atualização dos mapas e radares. Realmente, após ter atualizado o arquivo referente aos radares, notei que os comandos de voz do GPS referentes aos radares deixaram de funcionar, ou seja, o radar era exibido na tela do GPS, bem como emitia um alerta da existência do radar, mas a voz indicando a proximidade do radar e a velocidade permitida nele sumiram.

Assim, fui buscar informações na internet e achei que este site: http://radaresgarmin.heliohost.org/, que facilitou em muita a vida. Baixei os arquivos necessários para o GPS e para minha surpresa, os indicativos por voz voltaram, bem como todos os radares/pardais que passei foram corretamente indicados, mesmo os mais novos.

Outra informação muito valiosa que achei neste site é como unificar os diversos mapas no GPS. Nas primeiras alterações que fiz, acabava substituindo um mapa por outro, perdendo as vantagens do anterior. Agora, estou com 3 mapas instalados no GPS, o que diminui a probabilidade de referências erradas.

Assim, fica a dica para os detentores de GPS Garmin, a fim de atualizar os seus arquivos a partir das explicações existente neste site, que tem atualizações periódicas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobre a troca dos fones do iPhone

Ontem (31/01), infelizmente, acabaram-se minhas férias. Assim, preparei todo o material para o retorno ao trabalho. Depois de um período de descanso na caixa do iPhone, retirei os fones-de-ouvido para eles retornarem ao mundo, pois eles não acompanharam o iPhone durante este período.

Durante o meu deslocamento até a rodoviária, senti a necessidade de diminuir o volume da música que estava tocando. Para minha surpresa, nenhum efeito. Tentei aumentar, nada. Retirei os fones e coloquei de novo e a situação piorou, pois o som somente saía no fone externo. Fechei o aplicativo iPod e liguei novamente. O som saiu novamente nos fones, mas nada de aumentar e diminuir o volume. Resolvi testar o botão central, através do Controle por Voz. Apertei o botão e o Controle por Voz foi acionado.

Durante à viagem de ônibus, fiz novos testes e nada de diferente (botões de volume inoperantes e botão central operante). No intervalo do almoço, dirigi-me à loja da Vivo no Shopping Praia de Belas para testar o problema. Logo fui atendido e expliquei o problema ao atendente, que buscou o iPhone da loja e colocou o fone-de-ouvido deste aparelho no meu iPhone e saiu funcionando direto. Para minha surpresa, em vez de me dar um fone-de-ouvido novo, ele disse que necessitaria trocar todo o conjunto (celular e seus itens). Assim, foi emitida uma segunda via da nota-fiscal e a troca só não foi efetuada naquele momento, pois eles não tinham um outro iPhone de 16 GB disponível na loja. Que assim que tivessem, retornariam uma ligação para eu comparecer e efetuar a troca. Depois, ainda descobri que quando alguém me ligava e eu tentava atender pelo fone-de-ouvido, também não conseguia atender, precisando usar o aparelho para o atendimento.

No final do dia, recebi uma ligação da loja, informando que conseguiram um iPhone de 16 GB numa outra loja e que eu já poderia comparecer para efetuar a troca. Como moro em outra cidade, afirmei que iria no dia posterior, pois fui instruído a levar a nota fiscal, bem como a caixa original do iPhone com todos os seus pertences (cabos, manuais, etc…). Ao chegar em casa, juntei os itens necessários, bem como verifiquei os passos para que não perdesse nenhum dado já existente no iPhone.

No dia seguinte (hoje – 01/02), deixei para ir à loja da Vivo ao final do expediente de trabalho, tendo em vista que receberia um novo aparelho, que poderia estar com pouca carga na bateria, bem como não estaria com os aplicativos que utilizo. Feito isto, ao chegar na loja que estava lotada, procurei ser logo atendido, procurando os atendentes do dia anterior. Infelizmente, o operador que me atendeu não estava e somente conversei com a atendente do caixa, que foi quem ficou de me ligar quando o iPhone chegasse à loja. Eu disse que não tinha agendado horário, pois me disseram que a troca seria rápida. Assim, ela agilizou o meu atendimento com outro colega dela. Ao explicar o problema ao colega dela, ele teve uma ideia mais lógica, que foi trocar somente os fones-de-ouvido. Eu expliquei a ele que também achava isto o mais lógico, mas que fui orientado a levar todo o kit para a troca. Assim, ele buscou um novo fone-de-ouvido para eu fazer uns testes. Testes efetuados, problema resolvido. Para minha sorte, eu deixei para limpar (formatar) o iPhone somente no momento em que a troca realmente fosse efetuada, o que acabou não acontecendo. Assim, a limpeza também acabou não sendo feita.

Agora, basta usar o equipamento e verificar se tudo realmente está perfeito. Ao manusear o fone-de-ouvido, achei os seus botões mais duros de apertar, mas isto deve ser normal.

Ainda sobre o iPad sem uso

Minha colega descobriu que o iPad, quase sem uso, é um  com 16 GB de memória e com 3G embarcado. A dona estava querendo vendê-lo por R$ 2.000,00, pois pagou um pouco a mais no dia do lançamento nacional. Então, entrei no site de lojas virtuais e notei que o preço parcelado em 12 vezes era de R$ 2.049,00. Se a compra fosse à vista, teria um desconto de 10%. Assim, avisei ela que à vista, a dona estava pedindo mais do que se pagaria numa loja.

Após um novo telefonema, ficou assim: R$ 2.000,00 parcelado ou R$ 1.800,00  à vista. Alguém se candidata? Particularmente, penso que os 16 GB de memória talvez sejam inadequados para um hard-user, mas posso estar enganado, pois não tenho experiência na utilização.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Primeiro ano de Novo Ford Focus

Hoje, está fazendo um ano que retirei o meu Novo Ford Focus Hatch da concessionária SuperAuto Show. Passados 6.174 KM, muitas experiências foram adquiridas na condução do veículo. Lembro que no início fiquei impressionado com a potência do motor e até cuidadoso ao acelerar o veículo, embora eu já tivesse tido outros veículos com motor 2.0. Um destes veículos era um Kadett 2.0 GSI que tinha 121 cv e já era muito rápido. Mas os 145 cv do Focus fazem diferença.

Olha só a diferença de um ano nas fotos (a primeira é de 2010 e a segunda de 2011):

IMG0005 IMG_0559

sábado, 29 de janeiro de 2011

GPS Garmin nüvi 3750

Neste post, vou descrever algumas informações sobre o GPS Garmin nüvi 3750. É importante frisar que o meu conhecimento sobre GPS era praticamente nulo, até a aquisição do Garmin 3750. O único contato que tive foi com o GPS embutido no smartphone Nokia E71, que possuía inicialmente o software Nokia Mapas e, posteriormente, o Ovi Mapas.

Embalagem: ao abrir a caixa do Garmin, eis os itens que estão contidos na mesma: GPS, manuais, cabo USB, carregador veicular e o fixador (ventosa) ao parábrisa do veículo. Nas imagens abaixo, é possível conferir estes itens:

IMG_0513 IMG_0512

IMG0011 IMG0005

Especificações: no site da Garmin (https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134&pID=63940), tem-se as especificações do modelo nüvi 3760, que até onde percebi, tem a função Bluetooth a mais que o 3750. Das características que mais chama a atenção é o tamanho do equipamento, que é muito fino, bem como a leveza. Eis fotos do Garmin, ao lado de um iPhone 4:

IMG0014 IMG0012

A qualidade da tela e a beleza como o produto foi concebido também chamam a atenção. Observe na foto abaixo, o espelhamento da tela, em que foi possível verificar a foto sendo tirada pela câmera digital.

IMG0009

Funcionamento: no vídeo abaixo, procurei ressaltar o modo de funcionamento do Garmin 3750. Assim, este review não é tão extenso, tendo em vista que procurei no vídeo mostra as principais funcionalidades do aparelho.

Mapas: um dos itens que verifiquei que é variável nos GPS, é que você pode instalar diversos mapas no aparelho. No meu, veio instalado o CN Brazil NT 2011.30. Sei de muitas pessoas que nunca atualizaram o aparelho ou os seus mapas, mas este não é meu perfil. Assim, já iniciei umas experiências. Quando eu copiei um arquivo do TrackSource, verifiquei que os dados da minha cidade praticamente sumiram, ou seja, no GPS não indicava as ruas em que eu estava andando. Desta forma, retornei a versão anterior. Assim como os mapas, os alertas de radares também são arquivos atualizáveis. O último que coloquei tem mais indicações de alarmes, mas, entretanto, o alerta sonoro por voz não está sendo utilizado (somente tem alerta sonoro). Então, nesta parte de atualização de mapas e radares, ainda terei que fazer muitas pesquisas até encontrar algo mais próximo do ideal. Quando tiver uma definição melhor do funcionamento dos mapas, eu posto aqui.

Para quem questiona a necessidade de um GPS, além das facilidades de encontrar um destino, os alertas de radares podem salvar os menos atentos de multas, que em algumas situações podem ser mais caras que o valor de aquisição de um GPS.

Resumindo, o GPS Garmin nüvi 3750 é um equipamento moderno, de design atraente e com ótimo tempo de resposta, que facilita a vida do motorista nas funcionalidades disponibilizadas.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ainda sobre o RunKeeper Pro

Na corrida que fiz após ligar todos os parâmetros da opção Audio Cues, o RunKeeper Pro ativou o treinador ao completar cada quilômetro, informando os dados obtidos. Assim, deve ser algum dos parâmetros incluídos (Average Speed, Current Pace, Current Speed, Current Split Pace, Current Split Pace) que fez a diferença. Não quero crer que tenha sido o upgrade da versão 2.4.0.0 para a 2.4.2.0.

Então, fica o registro de que algo que pensei estar com problemas, está funcionando.

Outro item que esqueci de citar no post anterior e que acho muito legal é a opção de escolher uma Playlist do iPod durante as atividades. Quando o "treinador" relata os dados da atividade, a música que está sendo tocada tem o volume diminuído, mas não é pausada.

RunKeeper Pro

O aplicativo RunKeeper Pro para iPhone está gratuito até o final do mês de Janeiro de 2011. Como venho da plataforma Symbian, utilizava o Endomondo no meu Nokia E71 e, assim, continuei usando o Endomondo, pois tal aplicativo também existe na plataforma do iPhone (iOS).

Entretanto, ao ler resenhas do Nike+ GPS, estava muito inclinado a comprar tal software na App Store, a fim de fazer um comparativo dele com o Endomondo. Eis que saiu a notícia da liberação gratuita do RunKeeper Pro (www.runkeeper.com). Na mesma hora, baixei o aplicativo e instalei no iPhone.

No RunKeeper, como no Endomondo, tem-se uma interface para iPhone, bem como uma interface na web. Assim, pode-se acompanhar o andamento de suas atividades em qualquer dos dois ambientes, respeitando as limitações. No site, você pode configurar alguns dados pessoais, como sua foto, seu peso e seu objetivo (meta) para o exercício. Também é possível ver o histórico das atividades por mês, conforme imagem abaixo.

image

Neste ponto, particularmente, prefiro a visualização do Endomondo, conforme as duas telas abaixo:

image

image

Mas como o post é sobre o RunKeeper, não citarei mais o software concorrente neste post.

Ao entrar no RunKeeper no iPhone, você pode configurar alguns itens na aba Settings. Lá, configura-se o e-mail e a senha para acesso ao site, bem como outros dados, conforme exibido nas telas abaixo:

 IMG_0164IMG_0165

Aqui, tenho algumas colocações:

1) Embora o Audio Timing esteja configurado para emitir um aviso a cada quilômetro percorrido, isto não aconteceu comigo. Estou suspeitando de duas coisas: a) eu não estava com todos os parâmetros ligados na configuração Audio Cues; b) a versão que estava instalada no iPhone tinha algum bug. Assim, atualizei a versão e marquei todos os parâmetros do Audio Cues. Agora, basta ir para a rua e verificar o que acontece. O que mais me estranha, é que num dos comentários da App Store, alguém colocou como uma ótima característica, o aviso dado pelo tempo ou quilometragem percorrida.

2) A configuração 15 Sec Countdown é interessante, pois ao ligá-la, o software inicia a contagem decrescente, dando a possibilidade que o tempo seja disparado quando você já estiver em movimento. Isto é muito legal para quem pratica ciclismo, ou pra quem não deseja contar o tempo de início de atividade.

3) Há a possibilidade do próprio aplicativo, após encerrada a atividade, postar no Twitter ou no Facebook a sua performance. Eu, ainda, prefiro ir no site e publicar por lá, fazendo uma tradução do post a ser publicado.

Outra função que também gosto no RunKeeper, que é possível configurá-lo para diversos esportes, conforme exibido na tela abaixo:

IMG_0171

Esta configuração surge quando você vai iniciar uma nova atividade, que exibe a seguinte tela e quando você toca no item Activity Type:

IMG_0170

Ainda sobre a tela acima, é bem legal a opção de poder fixar o seu objetivo de treinamento para a atividade que será iniciada. Eu, conforme o exemplo, configurei um tempo alvo de 5 minutos para cada quilômetro percorrido. Mas há outras opções a serem configuradas, ficando isto ao critério do usuário.

Configurações prontas, é hora de se exercitar. Para isto, além do seu kit de treinamento, basta apertar o botão Start Activity. Com a atividade em uso, o maior problema que encontrei é que ao fechar um quilômetro, o “treinador” não me avisa como está minha performance. Entretanto, eu posso saber disto a qualquer momento da atividade, bastando clicar na parte superior direita da tela, que o treinador me avisa, em inglês, sobre os parâmetros que pedi (tempo, distância, se o objetivo está sendo atingido, etc…). Uma grande vantagem do RunKeeper Pro é que ele possui o botão de Pause, que é muito útil para você tomar um pouco de água, numa corrida de maior duração, por exemplo. Assim, você pode suspender o seu exercício por algum tempo e retomá-lo. Estes dias, por um engano, acabei tocando em algum local da tela no RunKeeper que eu não queria, e vi que foi acionada a câmera/filmadora do iPhone. Assim, eu notei que o RunKeeper deve ter uma espécie de filmagem da sua atividade; mas como eu estava concentrado no exercício, acabei não me aprofundando no assunto. Ao concluir a sua atividade, basta clicar no botão Stop e depois salvar a atividade ou descartá-la, conforme o desejo do usuário. O treinador dá um resumo de como foi a sua atividade.

Ao tocar na aba Activities, é exibida a lista de todas as atividades que já foram executadas:

IMG_0166

Ao escolher uma delas, é exibido um resumo da mesma:

IMG_0167IMG_0168IMG_0169 

Na tela do meio, é possível verificar o tempo de cada volta (quilômetro).

Ainda estou descobrindo algumas funcionalidades do RunKeeper Pro, mas estou muito satisfeito com o que tenho visto. Para quem quiser experimentar, cumpre lembrar que o software para iPhone está gratuito até 31 de janeiro de 2011, na App Store.

Quem tiver dicas ou correções sobre este mini-review, favor comentar.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Descuidos na revisão do Focus na Copagra

Na última quinta-feira (13/01), levei o meu Novo Ford Focus para a revisão de um ano, na loja Copagra da Rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre. Ao final do dia, fui retirar o veículo, como já estou acostumado, pois já conheço o pessoal da loja que sempre me atende muito bem. Desde 2008, venho fazendo as revisões nos Focus lá nesta loja, com exceção de uma vez, em que fiz na Ribeiro Jung.

Após pegar o veículo e sair com o mesmo, logo senti que o meu banco estava molhado. Como naquela tarde choveu muito em Porto Alegre, provavelmente, o carro ficou na rua e com o vidro não totalmente fechado (primeiro descuido).

Ao chegar em casa, fui dar uma olhada no carro. Notei mais dois deslizes que considero graves da concessionária: 1) no lado da minha porta, que ficou com o vidro aberto, caíram algumas gotículas de algum produto, que deixou manchas na proteção lateral da porta e no descansa-braço, conforme foto; 2) a borracha da porta traseira esquerda foi mexida (sem motivo nenhum pra ter sido), e quando fecharam a porta, fecharam com a borracha torcida, o que pressionou ela contra a lataria. Infelizmente, não tive o lampejo de tirar a foto de como estava, antes de arrumar. Quando tirei a foto, já tinha colocado a borracha em seu devido lugar. Para minha sorte, não chegou a arranhar a lataria, pois quando passei um pano úmido, o risco que tinha ficado acabou saindo.

IMG_0520IMG_0521IMG_0522IMG_0523IMG_0524IMG_0529

Quanto às manchas, já passei água e não adiantou. Agora, não sei o que fazer para que elas desapareçam. Pode até parecer bobagem, mas para quem cuida do que possui, não é. Um veículo que tem 5.800 KM em um ano é sinal de que deve ser bem conservado e pouco utilizado. Ao relatar o problema para a minha esposa, ela me disse a seguinte frase: “Quer dizer que tu pagas para eles estragarem o carro!?”. Tive que rir.

Não é a primeira vez que algo assim me acontece na Copagra. Entretanto, como trabalho no centro de Porto Alegre, não tenho muitas escolhas de onde deixar o carro para revisão. Quando levei na Ribeiro Jung, que também é perto do centro e da própria Copagra, notei que o espaço para manobras dos veículos era muito pequeno, o que pode(ria) ocasionar leves colisões. Assim, resolvi não levar mais lá. Na Copagra, até onde o cliente consegue ver, as instalações são maiores.

Como não me ligaram do setor de Satisfação do Usuário, resolvi colocar a minha satisfação aqui, que será mais acessível ao público do que um simples retorno telefônico. Do mesmo modo que lamento o ocorrido, fico irritado com o mesmo. Agora, fico esperando que a Copagra tenha maior atenção aos detalhes.

=========
Acréscimo do autor sobre o post:
Em pouco tempo, o pessoal da Copagra já me ligou para verificar os problemas ocorridos e fiquei de levar o carro para uma avaliação. Como sempre, na parte de atendimento, fico bem satisfeito com a educação e a presteza dos atendentes. No dia que eu levar o veículo para análise, posto a solução encontrada, que certamente será a contento, como já ocorreu em outras vezes. Estas novas informações serão colocadas em novos posts.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quanto custa um iPad quase usado?

No dia posterior ao lançamento do iPad, uma colega veio me comunicar que sua tia havido lhe ligado, no dia anterior, de um shopping em Porto Alegre, avisando que compraria o lançamento do ano, o “iPad” e queria saber se ela não queria comprar um também. A colega disse que não tinha interesse e relatou que sua tia aguardou até a meia-noite para sair com o seu novo produto da loja. Além de tudo, ela foi fotografada e apareceu no jornal com seu novo gadget.

O mais engraçado é que a tia não conhecia quase nada sobre o produto que compraria, bem como não sabia para que servia. Hoje, minha colega veio me informar que finalmente mexeu no iPad, pois numa das festas de final de ano, a tia levou o equipamento, que ainda estava encaixotado para que alguém usasse. Como já tinha algum praticante de iPhone, eles foram advinhando como o produto funcionava e conseguiram fazer até acesso à internet, o que provavelmente indique que ela comprou o produto com 3G, tendo em vista que eles não tinham wireless no local da festa. A tia ofereceu o iPad de presente para os seus filhos, mas nenhum manifestou interesse. Assim, ao final da festa, o iPad retornou para a sua caixa.

Fiquei pensando: quanto será que vale um iPad quase usado, para tentar diminuir o prejuízo da tia da colega e não deixar o produto mofar? O pior é que nem posso falar muito, pois meu pai comprou um notebook da Dell a mais de ano, e até hoje, nada de uso dele. Eu só atualizei o Windows na época da compra e nada mais.

Pessoal: aproveitem os produtos que vocês têm e façam bom uso.

Procurando softwares para o iPhone

Chegamos a 2011. É hora de organizar a casa e tentar ser mais produtivo. Para tanto, ontem, resolvi buscar softwares para instalar no iPhone. Neste momento, procuro softwares para três categorias: gerenciador de tarefas (to do), gerenciador financeiro e um gerenciador para gastos com veículo, principalmente abastecimentos.

Em termos de gerenciador de tarefas, gosto muito do Agendus que utilizava na plataforma Palm. Estava quase comprando o software, quando vi resenhas negativas para o mesmo na plataforma do iOS. Assim, na última hora, acabei desistindo da compra. Vou analisar outros softwares esta semana, entre eles o Things, para tentar decidir no final de semana. Tenho notado nesta plataforma, que softwares trial são poucos ou nem existem (não sei se há alguma limitação). No momento, tenho instalado o Tasks Mobile, mas infelizmente o mesmo não permite a configuração de alarmes, para avisar o momento da execução ou lembrete de uma determinada tarefa.

Na categoria de gerenciador financeiro, utilizo a anos o HandMoney na plataforma Palm. Com a virada do ano, quero fazer os novos lançamentos somente no iPhone. Instalei dois programas: o PocketMoney  Lite e o iBearMoney Grátis. Ontem, ao usar o iBearMoney, fiquei trancado numa tela que não havia como sair. Solução: desinstalei o software e reinstalei. Mas já fiquei preocupado. Depois, decidi assistir um tutorial sobre o PocketMoney. Após entender alguns conceitos, resolvi utilizá-lo. Agora, quando fui cadastrar uma terceira conta, o aplicativo avisou que na versão Lite somente é permitido o cadastramento de duas contas. Bom, acho que vou comprar este software meio que no escuro, pois em poucos dias, já terei vários lançamentos para fazer. Enquanto eu não tiver confiança, lançarei os dados nele e no HandMoney igualmente.

Quanto a software controlador de abastecimentos de veículo, andei lendo resenhas e guardei as mesmas nos Favoritos do navegador. Agora, preciso de um tempo para definir qual(is) utilizar.

Também dei uma lida nas características do Nike+ GPS, a fim de comparar com o Endomondo, que atualmente utilizo. Pareceu-me, realmente, como já tinham me avisado, que o software da Nike dá incentivos melhores para concluíres tuas metas/treinos, bem como é possível saber a qualquer momento do treino, como está tua performance.

Assim que eu tiver estas decisões, sairão as minhas primeiras compras de software para o iPhone. Se alguém tiver alguma dica de softwares, favor comentar.